Patrulha da Selva



Nome original: Jungle Patrol
Licenciador: King Features Syndicate
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Lee Falk, Wilson McCoy

Lista de revistas com participação de Patrulha da Selva

(na ilustração, a Patrulha em 1981)

A Patrulha da Selva é aquela organização policial-militar de elite vista nas HQs do "Fantasma" (o conhecido herói mascarado de Lee Falk), que mantêm a lei e a ordem na fronteira das florestas africanas. O curioso é que, nas primeiras historietas do famoso personagem aventureiro, a Patrulha não existia. Quem mantinha a ordem na selva eram os militares ingleses, a polícia ou até mesmo o Capitão Horton (um aliado do Fantasma). Com o tempo, os autores perceberam a necessidade de definir quem, afinal, mandava no local.

Assim, no episódio "The professor" ("A professora", 1951-52) os leitores ficaram conhecendo a Patrulha da Selva. Nesta primeria aparição, ela era um pouco diferente daquela que conhecemos, com seus integrantes longe de ser os típicos patrulheiros durões: usam quepes ao invés do capacetes, são facilmente dominados por um arroaceiro de bar, seu quartel-general é descrito como "uma pequena prisão" e os guardas são quase incompetentes. O único patrulheiro identificado na estréia é um "Capitão Clark", que lembra, tanto física quanto psicologicamente o antigo Capitão Horton dos primeiros episódios.

Com o decorrer dos episódios, Falk foi lapidando a Patrulha, transformando-a em uma espécie de Legião Estrangeira que atua ao longo da costa. O lema da organização é "Justiça e paz", revelado pela primeira vez no episódio "The slave market of Mucar" (1961). Ainda de acordo com as histórias, "todos os anos, milhares de jovens" de todo o mundo "se candidatam a uma vaga na Patrulha da Selva", mas "somente 10 são aceitos". Todo candidato é duramente testado em provas físicas e intelectuais.

A origem da Patrulha data de cerca de 200 anos atrás, na época em que o sexto Fantasma (antepassado do nosso herói) reformou e recrutou o pirata Barba Ruiva e seu bando para trazerem a lei à floresta, formando com eles uma milícia. O sexto Fantasma era o líder da organização e era chamado de "O Comandante". Com o passar das décadas, a identidade verdadeira do "Comandante" acabou esquecida pelas novas gerações de patrulheiros, sendo conhecida apenas pelos descendentes do famoso justiceiro mascarado. Este passou o cargo de Comandante a seu primogênito (o sétimo Fantasma) e, assim por diante. Hoje, o 21o. Fantasma é o Comandante incógnito da Patrulha.

- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse grupo

  • antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    antônio Luiz Ribeiro
    em 19/09/2007 22:17:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro