Fantasma (19º)



Nome: Christopher "Kit" Walker
Nome original: The 19th Phantom
Licenciador: King Features Syndicate
Criado por: Lee Falk, Ray Moore

Lista de revistas com participação de Fantasma (19º)

(acima, o 19º Fantasma em missão em Londres)

Herói das HQs do "Fantasma" de Lee Falk. É o avô do atual Fantasma. Ele é visto logo na primeira história do herói ("Os Piratas Singh", 1936), quando salva o Dr. Dodd (amigo do pai de Diana Palmer) de piratas.

CASAMENTO:

Mas esse 19º Fantasma é motivo de muita confusão entre os leitores. Tudo porque Lee Falk, o autor, sempre que voltava ao personagem, modificava sua história, alterando acontecimentos e nomes. Por exemplo, no episódio “The adventures of Lucy Cary” (diárias de 1964) foi explicado que o 19º Fantasma, ferido a balas durante missão, foi salvo por um médico missionário americano, o Dr. Cary, que o operou na Caverna da Caveira. Agradecido, o herói deu ao bom doutor a marca de sua proteção e, de quebra, casou-se com a irmã dele. Muitos anos depois, o atual Fantasma ajudou a neta do Dr. Cary, Lucy Cary (*).

Porém, em “Deadman's point” (diárias de 1967) esse episódio foi modificado: desta vez, o 19º Fantasma foi salvo por um forasteiro, que afugentou a tiros dois bandidos brancos que iam torturá-lo num poste. Muitos anos depois, a neta do tal benfeitor, Connie Lou, procurou a ajuda do atual Fantasma (*).

Em “Tale of the good mark” (dominical de 1971), outra mudança: o 19º Fantasma ia ser queimado vivo mas foi salvo por um caçador (e não médico) chamado Tom Cary (*).

Para aumentar ainda mais a confusão, o Fantasma anterior, o 18º (bisavô do atual), teve uma aventura parecida: "100 anos atrás" (sic.), ele foi salvo por um caçador, Carlyle, que impediu selvagens inimigos de queimá-lo vivo.

E, para piorar o quebra-cabeças, as dominicais de 1978 dão a entender que a mulher do 19º Fantasma foi June Archer ou June Thorne, filha do Dr. Archer (personagens do episódio “The Rope People” [*]).

Ainda sobre o 19º Fantasma, sabe-se o seguinte:

- "Foi um homem valente e corajoso" (diárias de 1964, “The adventures of Lucy Cary”) (*);

- acabou com os caçadores de cabeça Omgaleses;

- no episódio “The Gurk Twins” (1960) (*) foi revelado que os Jogos Olímpicos da Selva começaram em sua época;

- é apontado também como o descobridor do Povo Corda (“The Rope People”, 1951) (*);

- foi talvez o mais forte da dinastia (“The Rope People”) - embora Falk também tenha dado a entender, nos anos 70, que o mais forte foi o 9º (no episódio do casamento do Fantasma) (*);

- na versão da editora DC (**), esse homem mascarado cavalgava um belo cavalo de cor castanho-claro;

- baniu as armas de fogo da selva (tiras diárias de setembro de 1995) (*).

O curioso é que, no início, esse 19º Fantasma atuava em meados do século XIX (levando-se em conta que seu neto estava na ativa em 1936, quando foi criado por Lee Falk e Ray Moore). Mas como o "nosso" Fantasma envelhece muito pouco comparado á trajetória de suas historietas (ele tinha uns 20 anos em 1936), as aparições desse 19º Fantasma começaram a se passar cronologicamente no final do século XIX/início do XX (inclusive há um episódio não-oficial onde ele encontra Sherlock Holmes). E, hoje, com a HQ já se passando no século XXI, as novas histórias suegrem que esse 19º Espírito que Anda estava nas ativas nos anos 30/40. No almanaque ("annual") de 2007 (**) da editora Moonstone, por exemplo, o 19º Fantasma vive uma aventura no Tibet em "novembro de 1933" (história "Os cinco dias do dragão").

- Antônio Luiz Ribeiro


Notas e fontes:
(*) material canônico (oficial), de Lee Falk;
(**) material não canônico, produzido para "comic books".


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    antônio Luiz Ribeiro
    em 17/09/2007 08:16:00