Sobre o Guia dos Quadrinhos


A finalidade do Guia dos Quadrinhos é catalogar todos os quadrinhos que foram publicados no Brasil. Mas isso é apenas o começo. O segundo objetivo do site é formar um banco de dados com o maior número possível de ligações sobre uma revista, um artista, um personagem. Assim, nós do Guia estamos empenhados no resgate, preservação e divulgação da memória das HQs lançadas em nosso país ao longo de todos os tempos.

Tais objetivos se tornam realidade a cada dia graças à participação de nossos colaboradores. Dessa maneira, além das funções já tradicionais no site, o Guia também se transformou em uma rede social, onde é possível criar sua própria página de perfil, para trocar informações sobre os gibis que possui, conferir o item que falta para completar sua coleção, conhecer outros colecionadores com quem se possa trocar informações sobre HQs, pesquisar novos títulos para enriquecer seu acervo, apenas citando algumas das possibilidades que nosso site oferece.

A ideia de construir um grande catálogo surgiu pela primeira vez em 1996, quando eu fazia o guia de preços da revista Wizard, na Editora Globo. Inicialmente eu tinha imaginado fazer um livro com todas as capas e informações sobre os títulos, mas como isso seria quase impossível comecei a pensar na possibilidade de lançá-lo em CD-ROM, que também mostrou-se inviável.

Finalmente surgiu o projeto de fazer um site. De vários nomes, formatos, cores, funcionamentos diferentes, sugestões de vários amigos e muitas folhas de papel depois, cheguei ao formato que você está vendo hoje. Tentei fazer tudo para funcionar de maneira bem simples e automática. A única parte em que a atualização não é feita na hora é no envio das capas. Observando os pedidos de nossos colaboradores, as capas não editadas agora serão postas no ar mesmo antes de serem tratadas, mas mediante uma pré-seleção. Em paralelo, o tratamento das capas continuará como sempre, para que todas fiquem todas com a mesma qualidade. Veja aqui algumas capas, antes e depois de serem tratadas.

Colecionadores, admiradores, qualquer um que possa ter uma informação útil é bem-vindo para fazer seu registro e começar sua contribuição. Obrigado pela ajuda e divirta-se!

Edson Diogo

Para sugestões, opiniões e dúvidas, mande um e-mail.

2007-2017 © Guia dos Quadrinhos. Todos os direitos reservados.

As imagens, logos e demais materiais divulgados neste site são de propriedade dos respectivos detentores dos direitos autorais.

Todas as imagens, fotos e ilustrações contidos neste site foram utilizados, única e exclusivamente, com o intuito de informar e divulgar. Nenhum uso dos materiais, ou parte deles, acima descritos, foi feito com a intenção explícita de violar a propriedade de direitos autorais. Os copyrights desses materiais pertencem aos respectivos detentores dos direitos autorais.