Festival Guia dos Quadrinhos 2018


Invasores



Nome original: The Invaders
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Roy Thomas, Sal Buscema

Lista de revistas com participação de Invasores

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Avengers, The (1963)  n° 71 - Marvel Comics
  • Brasil
    Heróis da TV  n° 23 - Abril
Publicados pela editora Marvel nos anos 70, os Invasores são aquele grupo de super-heróis cujas aventuras se passavam na Segunda Guerra Mundial.

A trama começava em 1941, quando Tocha Humana (e seu parceiro Centelha), Capitão América (e Bucky) e Namor deixaram suas diferenças de lado e se uniram para combater as forças do Eixo, como "Os Invasores". E assim, lá foram os heróis combater alemães e japoneses no "front", sempre sob ordens de Winston Churchill e Frank Roosevelt.

Com o tempo, outros heróis se juntaram às fileiras dos Invasores, como o velocista Ciclone e a bela Miss América.

Em 1946, quando a Segunda Guerra terminou, acabou também a missão do grupo. Mas, antes que aqueles heróis se debandassem naquele tempo de paz, as autoridades aliadas fizeram um apelo para que eles permanecessem unidos, desta vez com um novo nome: Esquadrão Vitorioso .

Assim, o novo Esquadrão Vitorioso passou a combater os perigos pós-Guerra, como Isbisa, o primeiro supercriminoso da Era Atômica.

Embora tenham estreiado nos anos 70, as raízes editoriais dos Invasores, na verdade, surgiram em 1946. Foi quando as bancas americanas apresentaram um novo grupo de heróis, de nome "Esquadrão Vitorioso", na revista "All Winners Comics". O gibi reunia as estrelas da Marvel na época (a editora então se chamava Timely): Namor, Tocha Humana (e Centelha), Capitão América (e Bucky), Ciclone e Miss América.

Infelizmente, o Esquadrão teve vida curta: durou só dois números. Mas ficou na memória de vários fãs. Em 1975, o “publisher” Stan Lee deu ao roteirista Roy Thomas — fã confesso do Esquadrão — a chance de trabalhar numa nova versão. Era, na verdade, um presente que Lee lhe dera para que o valioso Thomas permanecesse na editora e não fosse para a concorrente DC Comics. Não era a primeira vez que Thomas tentava publicar o Esquadrão: em 1969, ele reuniu Namor, Tocha e Capitão no gibi dos "Vingadores". Mas aquele episódio sessentista estava mais para uma homenagem do que uma volta definitiva, com o Esquadrão (esse nome não era citado naquele gibi dos Vingadores) aparecendo apenas como convidado especial. A versão de 1975 era para valer: um gibi periódico do Esquadrão, passado na Segunda Guerra. Porém, Lee mandou que mudasse o título de "Esquadrão Vitorioso" (All-Winners Squad, no original em inglês) para "Os Invasores".

Para evitar confusões e explicar a diferença entre os Invasores e o Esquadrão Vitorioso, ficou estabelecido que os primeiros atuaram entre 1941 e 1945, enquanto que o segundo só a partir de 1946, com um outro Capitão América e um outro Bucky (já que a dupla original estava desaparecida em ação naquele ano).

O gibi dos Invasores, escrito por Thomas e desenhado inicialmente por Frank Robbins, durou até 1979.

Nos anos 90, Thomas tentou trazer os Invasores de volta, desta vez em forma de mini-série (inédita no Brasil), sem o mesmo sucesso de outrora (o novo desenhista não era dos bons).

Em 1998, Roger Stern teve mais sorte ao trazer os Invasores na revista "Marvel Universe" (publicada entre nós pela Mythos). A partir de então, ocorreram mais algumas tentativas de ressuscitar o título.

- Antônio Luiz Ribeiro


Notas e fontes
www.geocities.com/ratmmjess/invaders.html


Relate algum problema encontrado nesse grupo