Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(58)
A
(2926)
B
(2636)
C
(3941)
D
(2799)
E
(1441)
F
(1432)
G
(2023)
H
(1547)
I
(792)
J
(2125)
K
(1287)
L
(1874)
M
(3746)
N
(1039)
O
(750)
P
(2517)
Q
(185)
R
(2203)
S
(3927)
T
(2645)
U
(305)
V
(916)
W
(512)
X
(281)
Y
(253)
Z
(607)
Union Jack
Nome:
James Montgomery Falsworth
Nome original:
Union Jack
Licenciador:
Marvel Comics
País de origem:
Estados Unidos da América
Criado por:
Frank Robbins
,
Roy Thomas
Lista de revistas com participação de Union Jack
Personagem das HQs de “Invasores” e outros super-heróis da editora Marvel. Trata-se da versão britânica do famoso “Capitão América”, tendo um uniforme que representava a bandeira da Grã-Bretanha.
Union Jack era o codinome de James Montgomery, o Lorde Fallsworth. Montgomery apareceu pela primeira vez no n° 7 da revista americana dos Invasores, com data de julho de 1976, criado por Roy Thomas e Frank Robbins. Na trama, o personagem (que não tinha super-poderes) lutou na I e na II Guerra Mundial. Seu maior inimigo era o vilão Barão Sangue, um vampiro que fazia sabotagens para os alemães. Union Jack entrou para os Invasores logo após o Tocha Humana original, um dos membros do grupo, ter salvo a filha — Jacqueline Montgomery — do Barão. O Tocha se submeteu a uma transfusão de sangue que resultou em transformar a filha de Montgomery na super-heroína Spitfire. Lorde Fallsworth, um dos cidadão mais respeitados de Londres, dado o prestígio de sua família, cedeu sua mansão para os Invasores usarem como base.
Lorde Fallsworth usou seu prestígio para entrar no Clube do Inferno Londrino. Lá, ele descobriu uma câmara secreta, construída pelo próprio Apocalipse muitos anos no passado, quando ele visitou Londres e a própria sede da Instituição. Assumindo o papel de Union Jack, ele enfrentou Harry Manners, presidente do Clube, que pretendia usar a tecnologia para destruir Londres a serviço da Alemanha. Essa batalha foi considerada por muitos como o principal fator de, nas décadas posteriores, o Clube do Inferno Londrino nunca ter atingido o poder e o status de sua filial americana.
Roy Thomas parece ter gostado do personagem. E começou a criar uma mitologia em torno dele. Criou um segundo Union Jack, Brian Montgomery, apareceu na revista n° 18 dos Invasores, com data de julho de 1977. Depois, estabeleceu-se que Brian era, no passado, o “Destroyer”, um herói que a Marvel publicou nos anos 40 (no Brasil, esse herói foi publicado na revista “O Guri” como o nome de “Demolidor”). Brian é o filho de James. No número 21 da série, ele adotou o uniforme de Union Jack. Além de grande lutador corpo-a-corpo, Brian projetava como arma raios de luz mágica.
Brian esteve preso na Alemanha e ganhou super-poderes quando cientistas alemães o usaram como experiência para recriar a fórmula do supersoldado (da qual surgiu o Capitão América). Ele escapou usando seus poderes. Quando seu pai ficou incapacitado de continuar agindo como Union Jack, Brian assumiu o uniforme, continuando com os Invasores. Ele morreu em 1953, num acidente de carro.
A terceira pessoa a usar o uniforme de Union Jack foi Joseph Chapman. Ele apareceu pela primeira vez em Captain America n° 253 (janeiro de 1980), desenhado por John Byrne. Se juntou a formação moderna dos Invasores liderados por Jim Hammond (o Tocha Humana original).
No filme “Capitão América: O primeiro vingador” (2011), James (o Union Jack original) aparece em sua identidade civil (sem máscara), interpretado por J. J. Feild.
Grupos
Freedom's Five
Invasores
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
antônio Luiz Ribeiro
em 02/12/2007 18:43:00
Editado por
Antônio Luiz Ribeiro
,
Ivo N. Goelzer
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*