Capitão América



Nome: Steven "Steve" Grant Rogers
Nome original: Captain America
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Jack Kirby, Joe Simon

Lista de revistas com participação de Capitão América

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Captain America Comics (1941)  n° 1 - Marvel Comics
  • Brasil
    Guri, O  n° 73 - Diário da Noite
Super-herói na linha dos vigilantes patrióticos, apareceu pela primeira vez revista “Captain America Comics” n° 1, com data de 1941 na capa (mas a revista chegou às bancas americanas em 20 de dezembro de 1940).

Na trama, Steve Rogers era um jovem com muita vontade de auxiliar seu país durante a 2ª Guerra. Por ser franzino e não conseguir se alistar, aceitou participar do experimento do soro do supersoldado do Dr. Abraham Erskine que, em conjunto com os raios vita, resultou na sua transformação no sensacional Capitão América.

O Capitão não foi o primeiro super-herói de quadrinhos com o uniforme baseado na bandeira dos Estados Unidos. Publicado pela editora MLJ (hoje Archie), o “Escudo”, de Irv Novick e Harry Shorten, tinha a data de janeiro de 1940 na capa. Na verdade, existia uma certa concorrência entre as duas figuras, a ponto da MLJ,a certa altura, implicar com o escudo do rival da Timely.

No início a editora Marvel precisava pagar a Joe Simon pelo uso do herói; mas logo a editora fez um acordo que previa o uso do personagem pelos próximos 28 anos.

No decorrer da guerra, o Capitão participou de inúmeras missões, seja ao lado do parceiro juvenil Bucky ou ao lado do Tocha Humana original e Namor, o Príncipe Submarino (o grupo desses heróis fora batizado mais tarde de “Invasores”).

O popular Defensor da Liberdade desapareceu das bancas nos anos 50. Mas em 1964, a Marvel, desta vez capitaniada por Stan Lee & Jack Kirby, resolveu trazê-lo de volta, desta vez na revista dos Vingadores — e, mais tarde, em HQs solo publicadas no gibi “Tales of Suspense” (a partir do n° 59, ainda em 1964). Para explicar o não-envelhecimento do herói na trama e o desaparecimento de Bucky, os autores vieram com uma explicação na base do acredite se quiser: durante a tentativa de deter um avião-bomba lançado pelo nazista Barão Zemo, Bucky morreu e o nosso herói caiu nas águas frias do oceano, onde permaneceu congelado num bloco de gelo por décadas, o que impediu seu envelhecimento.

O Capitão também já fez sucesso no cinema e na TV. Em 1944 virou seriado de matinê, com Dick Purcell. Nos anos 60, foi transformado em desenho animado. Em 1979 houve dois telefilmes com Reb Brown. Em 1990, estrelou um filme feito para o cinema, com Matt Salinger e direção de Albert Pyun. E agora Chris Evans empunha o famoso escudo em “Capitão América — O primeiro vingador” (2011).


Notas e fontes —
- revista “Mundo dos Super-Heróis”, 2010;
- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse personagem