Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(60)
A
(3110)
B
(2764)
C
(4143)
D
(2915)
E
(1533)
F
(1503)
G
(2147)
H
(1618)
I
(831)
J
(2223)
K
(1362)
L
(1983)
M
(3950)
N
(1108)
O
(795)
P
(2661)
Q
(194)
R
(2357)
S
(4139)
T
(2772)
U
(332)
V
(968)
W
(537)
X
(288)
Y
(264)
Z
(624)
Bucky
Nome:
James Buchanan Barnes
Nome original:
Bucky Barnes
Licenciador:
Marvel Comics
País de origem:
Estados Unidos da América
Criado por:
Jack Kirby
,
Joe Simon
Lista de revistas com participação de Bucky
Primeira aparição no:
País de origem
Brasil
James “Bucky” Barnes é o mais famoso parceiro juvenil da Marvel e um dos personagens com a trajetória mais trágica e complexa do universo do Capitão América.
Ele apareceu pela primeira vez em Captain America Comics nº 1 (março de 1941, embora vendida no final de 1940). Órfão de um oficial do Exército, Bucky foi adotado informalmente como mascote pelo batalhão em que seu pai servia — o mesmo quartel onde o então recruta Steve Rogers estava disfarçado, após receber o soro do supersoldado.
Por acaso, Bucky descobriu que Steve era, na verdade, o lendário Capitão América. Em vez de ser afastado por segurança, pediu para se tornar seu parceiro. Após intenso treinamento em combate corpo a corpo, artes marciais orientais, estratégia militar, táticas de espionagem e uso de armas, tornou-se o fiel escudeiro do herói durante a Segunda Guerra Mundial.
No fim da guerra, durante uma missão para impedir o cientista nazista Barão Zemo, Bucky aparentemente morreu em uma explosão aérea. Durante décadas, ele foi lembrado como um dos raros personagens da Marvel que permaneceram mortos — até que isso mudaria radicalmente nos anos 2000.
Editorialmente, a decisão de eliminar o personagem também teve um motivo curioso: quando as vendas do gibi do Capitão começaram a cair no pós-guerra, Stan Lee — então editor — teria ordenado que Bucky fosse retirado de cena. Anos depois, ele resumiria sua antipatia por ajudantes mirins com a famosa frase:“Sempre odiei parceiros juvenis.”
Em 2005, o roteirista Ed Brubaker revolucionou a mitologia do Capitão América ao revelar que Bucky não havia morrido. Gravemente ferido, ele foi encontrado pela União Soviética, teve parte do corpo reconstruída (incluindo um braço biônico) e foi submetido à lavagem cerebral, tornando-se o lendário assassino conhecido como Soldado Invernal (Winter Soldier).
Por décadas, Bucky atuou como agente secreto do regime soviético, sendo colocado em criogenia entre as missões para retardar o envelhecimento. Só anos depois ele recuperaria suas memórias e identidade, graças à intervenção de Steve Rogers.
Após se libertar do controle mental, Bucky passou por uma longa jornada de redenção. Ele chegou a assumir o manto do Capitão América após a aparente morte de Steve, provando que não era apenas um coadjuvante, mas um herói completo. Mais tarde, voltou à identidade de Soldado Invernal, agora como agente independente a serviço da justiça.
No filme “Capitão América: O Primeiro Vingador” (2011), Bucky foi interpretado por Sebastian Stan, que consolidou a versão moderna do personagem no Universo Cinematográfico da Marvel. Sua transformação em Soldado Invernal se tornou um dos arcos mais marcantes do cinema de super-heróis, explorado também em:
- Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
- Capitão América: Guerra Civil (2016)
- Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato
- Falcão e o Soldado Invernal (2021)
Nas primeiras publicações brasileiras, era chamado simplesmente de “Buck”.
Foi o primeiro parceiro juvenil da Marvel e serviu de modelo para personagens como Robin, Speedy e Kid Flash nas editoras concorrentes.
Sua “ressurreição” como Soldado Invernal é considerada uma das melhores reviravoltas da história moderna dos quadrinhos.
Outras identidades
Capitão América VI (James Buchanan "Bucky" Barnes)
Soldado Invernal (James Buchanan Barnes)
Grupos
Invasores
Jovens Aliados (Garotos)
Kid Commandos
Legião da Liberdade
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Guia dos Quadrinhos
em 05/03/2007 00:00:00
Editado por
Nabil Helal
,
fabiopeil
,
Antônio Luiz Ribeiro
,
Amilton José de Oliveira
,
Edson Diogo
,
antônio Luiz Ribeiro
,
Antonio Pontes Junior
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*