Vertigo: Além do Limiar


Len Wein



País de nascimento: Estados Unidos da América
12 de junho de 1948
10 de setembro de 2017

Lista de revistas com trabalhos de Len Wein
Veja lista detalhada dos trabalhos


O primeiro trabalho profissional de Len Wein foi a HQ “Eye of the Beholder”, para a editora DC, no n° 18 da revista da “Turma Titã” (dezembro de 1968), em co-autoria com Marv Wolfman. No ano seguinte publicou várias histórias no gibi de mistério “The House of Secrets” e nas similares da Marvel “Tower of Shadows” e “Chamber of Darkness”. Escreveu também HQs românticas para “Secret Hearts” (DC). Outros trabalhos foram contos de horror para as revistas “Nightmare” e “Psycho”, e histórias curtas de faroeste para a revista “The Bravados e The Sundance Kid”. Para a editora Gold Key escreveu na “Hot Wheels” e “Boris Karloff”.

O primeiro super-herói da Marvel que Wein trabalhou foi “Demolidor”, no n° 71 da revista daquele personagem (dezembro de 1970), em co-autoria com o editor Roy Thomas. Depois, começou a escrever revistas esporádicas para a DC, como “Adventure Comics” (com “Supergirl” e “Zatanna”), “Flash” e “Superman”, enquanto continuava com as HQs de mistério, inclusive na revista do “Vingador Fantasma” — que fez entre os números 14 (agosto de 1971) e 26 (setembro de 1973).

Wein e o artista Bernie Wrightson criaram o personagem de horror “Monstro do Pântano” na revista “House of Secrets” n° 92 (julho de 1971). O personagem se tornou popular, sendo lançando em séries e minisséries, inclusive a inicial (1972–76, começada por Wein e Wrightson), e a minissérie dos anos de 80 (“Saga of the Swamp Thing”, editada por Wein e escrita por Alan Moore). Escreveu a revista da “Liga da Justiça” (entre os números 100–114) com o artista Dick Dillin. E “Human Target”, em “Action Comics”, “Detective Comics” e “The Brave and the Bold”.

Ainda no anos de 70, Wein começou a escrever regularmente para a Marvel. Sucedeu Roy Thomas como o editor-chefe das revistas coloridas em 1974 — o que o botou em rota de colisão com o gerente de produção John Verpoorten, Al Landau e os roteiristas Tony Isabella, Gerry Conway e Jim Starlin (que o chamou de “O Intrometido”, nos créditos de uma HQ). Era um trabalho estressante (“Len tomava muito calmante naquela época”, lembrou Dave Cockrum). Em 9 de abril de 1975, a Marvel anunciou que Wein deixaria o cargo. Voltando ao trabalho de escritor, Wein escreveu para “Marvel Team-Up”, “Amazing Spider-Man”, “The Incredible Hulk”, “Thor” e “Fantastic Four”, bem como histórias dos “Defensores” e “Irmão Vodu”.

Em 1975, Wein e o artista Dave Cockrum foram escalados por Roy Thomas para recriar a equipe de super-heróis mutantes “X-Men”, que havia ficado sem histórias inéditas por quase meia década. Reformulando o título, os autores lançaram os personagens “Noturno”, “Tempestade”, “Colossus” e “Pássaro Trovejante”. Para completar a equipe, foi aproveitado um personagem já criado por Wein, “Wolverine” (Canadá), um obscuro inimigo de “Hulk”. Wein roteirizou as duas aventuras seguintes dos novos “X-Men” e, missão cumprida, saiu do projeto. A partir do terceiro número, as aventuras passaram para Chris Claremont.

Wein então se encarregou das histórias do “Homem-Aranha” até 1978. No final dos anos de 70, depois de um atrito com os chefões da Marvel, Wein voltou para a DC. Lá, assumiu o cargo de editor, em 1980.

Ainda para a DC, escreveu “Batman” e “Lanterna Verde” com os artistas Dave Gibbons e Mark Farmer. Na revista “Batman” 307, ele criou o executivo da Fundação Wayne, Lucius Fox (interpretado por Morgan Freeman nos filmes). Ele também escreveu diálogos para a minissérie “Lendas”, que tinha o roteiro de John Ostrander e a arte de John Byrne & Karl Kesel. Como editor, trabalhou na minissérie “Camelot 3000”, nas séries dos da nova Turma Titã, “Batman e os Renegados”, na macrossérie “Crise nas Infinitas Terras” (1985), “All-Star Squadron”, e em “Watchmen”. Wein depois escreveu a reformulação do “Besouro Azul”, ajudou na reformulação da “Mulher Maravilha” com roteiros e desenhos de George Pérez e criou o super-herói “Gunfire” com o artista Steve Erwin.

Mudando-se para a Costa Oeste, Wein foi editor-chefe da Disney Comics por três anos nos anos 90. Depois escreveu e editou episódios dos desenhos animados dos “X-Men”, “Batman”, “Homem-Aranha”, “Street Fighter”, “ExoSquad”, “Fantasma 2040”, “Godzilla”, “Pocket Dragon”, “Reboot” e “Shadow Raiders”. Em 2001, ele e Wolfman adaptaram o roteiro de Gene Pool para a Helkon e para a editora IDW



Relate algum problema encontrado nesse artista