Comic Boom!


Mongul



Nome original: Mongul
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Jim Starlin, Len Wein

Lista de revistas com participação de Mongul

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    DC Comics Presents (1978)  n° 27 - DC Comics
  • Brasil
    Super-Homem  n° 2 - Abril
Personagem das HQs de “Superman”. Mongul era um poderoso conquistador alienígena, deposto por uma revolução, que pretendia dominar o universo utilizando a arma suprema, o “mundo bélico”.

Para tanto, precisava da chave de ignição que estava em poder do Caçador de Marte. Sequestrando os amigos de Superman, Mongul o convenceu a enfrentar o Caçador e obter a chave, mas o Homem de Aço e seu amigo marciano uniram forças para tentar detê-lo, fracassando e permitindo que ele se teletransportasse.

No controle do mundo bélico, Mongul foi confrontado por Superman e Supergirl. O esforço mental exigido para controlar a espaçonave era grande demais e ele foi derrotado, escapando mais uma vez.

Mongul assassinou e tomou a coroa de uma imperatriz (irmã do super-herói Starman). Essa coroa permitia que tivesse o comando de uma poderosa arma de destruição. Com a ajuda de Starman, Superman destruiu a coroa e o velhaco fugiu outra vez.

Um penúltimo embate aconteceu entre Mongul e o kryptoniano indestrutível, que contou com a ajuda da Legião de Super-Heróis. O bandido pretendia destruir a Terra com o devorador de sóis (roubado do Controlador). Desta vez ele foi vencido num combate mão a mão com Superman.

Após essas derrotas, Mongul decidiu se vingar de seu arquiinimigo, no episódio “Para o homem que tem tudo”, onde é definitivamente derrotado quando Robin (o parceiro de Batman) o atinge com a flor da clemência, que o faz sonhar com uma realidade onde ele matou seu nêmese e conquistou o universo.

No universo pós-Crise (a reformulação que ocorreu após 1985 nos gibis da editora DC), Mongul não é tão forte como Superman, nem possui os poderes da versão pré-Crise.

Governante do mundo bélico, ele é derrotado em um confronto com o conhecido herói de Metrópolis e exilado. Conquista um planeta pacífico, onde se torna governante até o surgimento do Ciborgue, que o recruta pela força a fim de atacar a Terra e recriar o mundo bélico. A aliança forçada não dura muito tempo e Mongul decide fugir. Enfrenta um fraco Superman e, em seguida, o Lanterna Verde, sendo derrotado e feito prisioneiro. Realiza uma tentativa de fuga e fracassa, perdendo mesmo para o jovem Lanterna Kyle Rayner.

Mongul



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antonio Pontes Junior
  • Adicionado por
    Antonio Pontes Junior
    em 22/05/2007 16:10:00