Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(10)
A
(1137)
B
(1667)
C
(1722)
D
(1103)
E
(362)
F
(990)
G
(1131)
H
(796)
I
(187)
J
(406)
K
(699)
L
(1101)
M
(2104)
N
(481)
O
(398)
P
(1157)
Q
(75)
R
(1117)
S
(2039)
T
(756)
U
(68)
V
(496)
W
(571)
X
(16)
Y
(172)
Z
(173)
Will Eisner
País de nascimento:
Estados Unidos da América
★
6 de março de 1917
✝
3 de janeiro de 2005
Lista de revistas com trabalhos de Will Eisner
Veja lista detalhada dos trabalhos
Trabalhos
Total
Argumento
3
Arte
235
Arte-Final
79
Desenho
121
Editor original
24
História
199
Layout
21
Roteiro
210
Capa: Arte
60
Capa: Arte-Final
3
Capa: Cores
16
Capa: Desenho
14
Capa: Layout
1
Capa: Pintura
2
Considerado um dos mais importantes artistas de HQs e uma das maiores influências no desenvolvimento do gênero, William Erwin Eisner nasceu no Brooklyn, Nova York, filho de judeus imigrantes (o pai era uma artista oriundo da Áustria).
Enquanto estudava no Instituto DeWitt Clinton, no Bronx, fez amizade com outro aluno que também gostava de desenhar: Bob Kane. Juntos, colaboraram na revista escolar. Após se formar, Eisner conseguiu um emprego para ilustrar anúncios do jornal “New American Newspaper”. Além disso, como “freelance”, criava ilustrações para “pulps”, revistas de contos fantásticos.
Em 1936, aos 19 anos, seguindo uma sugestão de Kane, entrou para a equipe da revista “Wow, What a Magazine!”, dirigida por Samuel “Jerry” Iger. Naquela revista, Eisner criou diversas HQs, como “Sheena” (1937, assinando como “W. Morgan Thomas”), o aventureiro “Scott Dalton”, a história de piratas “Falcão dos Sete Mares” (assinava como “Erwin”), a HQ de espionagem “Harry Karry” (como “Bill Rensie”), entre outras. No ano seguinte, com o fim da “Wow”, fundou com Iger o Eisner & Iger Studio, onde trabalharam grandes nomes das HQs, como Kane e Jack Kirby.
Em 1939 Eisner recebeu uma proposta do editor Everett Arnold (da Quality Comics) para produzir com exclusividade suplementos dominicais para jornais e achou melhor desfazer sua sociedade com Iger. Este continuou com o estúdio, agora com Al Grenet no lugar de Eisner.
Iger passou a ser diretor de publicações da editora Fiction House, e Eisner fez HQs para a Arnold. Criou os personagens “Pequeno Polegar” (Doll-Man) e “Condor Negro”, e começou a produzir histórias no formato de 16 páginas para o tal suplemento dominical, onde apareciam sempre três HQs de várias páginas cada uma. Sua estréia foi em 2 de junho de 1940, e no príncipio incluia “Spirit”, “Lady Luck” e “Mr. Mystic”.
“Spirit” é a história de um detetive mascarado, Denny Colt, um herói sem super-poderes que protege os habitantes da fictícia Central City. A série se destacou pela inovação dos enquadramentos — quase cinematográficos, com efeitos de luz e sombra — e pelas inovadoras técnicas narrativas, além da qualidade do roteiro e da arte, com belas mulheres, cenas hilariantes, melodramáticas, mas que enfatizavam sobretudo o aspecto humano dos personagens. Em 13 de outubro de 1941 “Spirit” começou a ser também publicado como tira diária. Eisner deixou a série em 1942 ao ser mobilizado pela Guerra, onde produziu pôsteres, ilustrações e histórias propagandísticas para o Exército.
“Spirit”, que tinha sido continuada por outros artistas devido à sua ausência, foi retomada por Eisner no episódio de 23 de dezembro de 1945. “Spirit” prosseguiu com seu suplemento dominical até 28/09/52, quando o autor cancelou a série para dirigir sua energia a trabalhos mais lucrativos, como a American Visuals Corporation, empresa fundada por ele e dedicada à criação de HQs, vinhetas humorísticas e ilustrações.
Somente quando o editor holandês Olaf Stoop reeditou “Spirit”, no começo dos anos 70, Eisner voltou a interessar-se pela criação de quadrinhos. Em 1978 criou “Um contrato com Deus”, considerada a primeira “graphic novel”, que consiste em quatro histórias acerca da vida no Bronx dos anos 30. Depois, seguiram-se outras “graphics novels”, como “Life on another planet” (1978), “O sonhador” (1986), “No coração da tempestade” (1991), “O edifício” (1987) e “Invisible people” (1991-92). Um mês antes de morrer, concluiu sua obra mais política, “A conspiração” (2005), um ensaio gráfico sobre a história do livro “Os protocolos dos Sábios de Sião”.
Eisner teve uma importância decisiva para demonstrar que histórias em quadrinhos não são meio de entretenimento apenas para crianças e adolescentes. Além de sua carreira de quadrinhista, ensinou técnicas de HQs na Escola de Artes Visuais de Nova York, e escreveu obras fundamentais na criação de quadrinhos.
Personagens criados por Will Eisner (68)
Abraham Pewter
Agente X (Richard Spencer)
Andre Blanc-Dumont
Arco Negro
Bridget Doon
Caesar Hamhock
Capitão Scott Dalton
Castanet
Célio Cérebro (Bertram )
Chic Carter (Luis Carter)
Comissário Dolan (Eustace P. Dolan)
Condor Negro I (Richard Grey / Thomas Wright)
Dr. Cobra (Dr. Kobramov)
Dulcet Tone
Ébano Branco
Ellen Dolan
Falcão dos Sete Mares (Gavião)
Falcão Negro (Janos Prohaska)
Falcões Negros
Flama (Flamejante) (Gary Preston)
Flama (Linda Dale)
Gordura
Hans (Ritter) Hendrickson
Hazel P. Macbeth
Hildie
Homem-Miraculoso (Fred Carson)
John Law
K-5
Kazar
Klink
Lady Luck (Dora) (Sandra) (Brenda Banks)
Lorelei Rox
Magra Magrella
Matilda Dolan
McDool
Miguel
Místico (Mr. X) (Kenneth St. Germain)
Nubbin
Nylon Rose
Octopus
Olaf Friedricksen
Olga Bustle
P' Gell
P. S. Tidewater (Algernon Tidewater)
Pantha Stalk
Peppi Tamale
Pequeno Polegar (Darrell Dane)
Pierpont
Professor Corda
Rainha Negra
Riquinha O' Shea
Rosa
Rosie Lee
Sam Smith
Sammy
Sand Saref
Sansão
Saree
Sheena (Janet Ames)
Silk Satin (Sylvia Satin)
Silken Floss
Sparrow Fallon
Spirit (Denny Colt)
Sr. Carniça
Tio Sam (Samuel Wilson)
Tooty Compote
Yarko, O Mágico
Zx-5 (Harry Karry)
Relate algum problema encontrado nesse artista
Adicionado por
Guia dos Quadrinhos
em 05/03/2007 00:00:00
Editado por
Antônio Luiz Ribeiro
,
Edson Diogo
,
Incrível_Hulk
,
Crane
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*