Vertigo: Além do Limiar


Falcão Negro



Nome: Janos Prohaska
Nome original: Blackhawk
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Bob Powell, Chuck Cuidera, Will Eisner

Lista de revistas com participação de Falcão Negro

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Military Comics (1941)  n° 1 - Quality Comics
  • Brasil
    Lobinho, O  n° 94 - Grande Consórcio Suplementos Nacionais
Nem todos os aventureiros que combatiam o nacional-socialismo eram mascarados. O Falcão Negro, da Editora Quality, era um herói do gênero guerra/militar. Esse intrépido aviador liderava outros seis pilotos, Os Falcões, de diferentes nacionalidades: Olaf (Normandia), Hendrickson (Holanda), Estanislau (Polônia), André (França), Chuck (norte-americano, do Texas) e Chop-Chop (China). Este último, um chinês engraçado, no início era apenas o cozinheiro do grupo, mas, tempos depois, foi “promovido” a piloto.

E o próprio Falcão Negro sofreu uma mudança: nas primeiras histórias era um polonês chamado Janos Prohaska, mas depois virou um americano chamado Bart Hawk (no número 242 da revista Blackhawk), possivelmente para ficar de acordo com o clima patriótico das histórias. No livro de Jim Steranko, History of Comics, Cuidera recordou que Powell sugeriu que o protagonista fosse polonês, uma vez que a invasão da Polônia ainda estava nas manchetes.

Em 1952 foi transformado em seriado pela Columbia: O Falcão Negro (Blackhawk), para muitos um dos melhores cine-seriados sobre heróis aviadores. Kirk Alyn (o Super-Homem da época) fazia o papel principal, o qual combatia Laska, a bela sabotadora vivida por Carol Forman. A criação do Falcão Negro é polêmica. Durante uma mesa redonda na Convenção de Quadrinhos de San Diego, em 1999, Will Eisner disse que a série foi criada por ele, Chuck Cuidera e Bob Powell. Mas Cuidera jurou até o dia de sua morte que ele sozinho criou o personagem.


Relate algum problema encontrado nesse personagem