Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Ébano Branco



Nome original: Ebony White
Licenciador: Will Eisner
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Will Eisner

Lista de revistas com participação de Ébano Branco

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Spirit Section, The - Páginas Dominicais (1940)  n° 1 - The Register And Tribune Syndicate
  • Brasil
    Gibi - Edição de São João  - O Globo
É aquele negrinho esperto, engraçado, com sotaque carregado, ao estilo sulista, que aparece nas historietas do “Spirit”.

Ébano surgiu no segundo episódio do conhecido herói mascarado, em 9 de junho de 1940. “Com a primeira história já feita, parecia importante, para organizar a série, apresentar o elenco de apoio o mais depressa possível”, explicou Eisner em 1972. Em uma cena, há uma viagem de táxi até o cemitério (que servia de esconderijo para o Spirit). Eisner sentiu que o motorista deveria ser um tipo marcante, não uma figura qualquer. “Mais que depressa, sem pensar muito, inseri um tipo negro, clássico. (...) Em 1940 o humor era extraído de personagens raciais”. Eisner não ficou muito satisfeito com o resultado final daquele “taxista-preto-engraçado”, “mas não havia tempo para refazê-lo. A história foi para a gráfica assim como estava. E eu, então, decidi fazer em breve alguma coisa com esse personagem”.

Com o tempo, alguns detalhes sobre Ébano foram acrescentados. Os leitores ficaram sabendo que, apesar de menor de idade, Ébano é motorista de táxi de Central City (o comissário Dolan faz “vista grossa”). O Spirit, ao notar que, sempre que chamava um táxi, quem vinha guiando era aquele espertíssimo moleque, decidiu torná-lo seu “motorista oficial”. Eventualmente, Ébano tornou-se seu parceiro, inclusive livrando o Spirit de algumas enrascadas.

Com os anos, mais mudanças foram feitas no personagem. Se no princípio ele era claramente um garoto menor de idade, em outras aparecia mais crescido. Com o advento do politicamente correto, algumas mudanças foram feitas, principalmente após a morte de seu criador, Will Eisner: deixou de ser caricato, seu grossos lábios se afinaram etc. Para muitos fãs, essa censura acabou "matando" a graça do personagem.

No telefilme do “Spirit” de 1987, Ébano foi chamado de “Eubie” e interpretado por Bumper Robinson.

Ébano Branco



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Incrível_Hulk
  • Adicionado por
    Incrível_Hulk
    em 10/02/2008 12:46:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro