Joe Shuster



País de nascimento: Canadá
10 de julho de 1914
30 de julho de 1992

Lista de revistas com trabalhos de Joe Shuster
Veja lista detalhada dos trabalhos


(na foto, o artista em início de carreira)

Desenhista canadense, nascido em Toronto, Ontario, mas radicado nos Estados Unidos quando tinha cerca de 10 anos. Foi um dos criadores do famoso “Superman”. A historieta foi concebida originalmente em 1933, mas Shuster (que a desenhou) e Jerry Siegel (que escrevera) tiveram dificuldades para publicá-la. Chegaram a apresentar sua criação para Will Eisner (o criador do “Spirit”), mas tanto este quanto o editor Jerry Iger acharam a historieta pouco profissional. Mas Maxwell Charles Gaines via a tira com simpatia e a indicou para Harry Donelfeld e Jack Liebowitz — proprietários da National Periodicals Publications (DC Comics). Assim aquela editora finalmente publicou “Superman” no primeiro número da “Action Comics”, em 1938.

A HQ foi um sucesso, e o novo personagem passou a aparecer em todas as capas do gibi (que até então revezava com outos personagens). Com Superman tornando-se cada vez mais popular, Siegel e Joe montaram um estúdio em Cleveland e contrataram uma equipe de artistas para ajudar Shuster a produzir a demanda de histórias que os editores queriam. Em julho de 1943 Siegel foi convocado para o exército e, assim, Shuster passou a trabalhar com outros roteiristas.

Em maio de 1947, Siegel e Shuster, numa bobeada histórica, acabaram vendendo os direitos do Superman para a National. Após ver a mancada que fizeram, tentaram criar outros heróis, como “Rigolô”, mas nenhum fez o mesmo sucesso do kryptoniano indestrutível.

Na auto-biografia quadrinizada de Will Eisner, “O sonhador”, esse episódio é mostrado a partir da página 25 (da edição da Devir). Na biografia, Gaines, “Superman” e “Action Comics” tiveram seus nomes mudados para “Chuck Maxwell”, “Bighero” e "Bang Comics", respectivamente.

- Antônio Luiz Ribeiro



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    antônio Luiz Ribeiro
    em 18/09/2007 23:44:00