Jimmy Olsen



Nome: James Bartholomew Olsen
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Jerry Siegel, Joe Shuster

Lista de revistas com participação de Jimmy Olsen

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Action Comics (1938)  n° 6 - DC Comics
  • Brasil
    Gazetinha, A  n° 530 - A Gazeta
Jovem fotográfico investigador do “Planeta Diário", das aventuras de “Superman". É amigo do famoso super-herói, de quem recebeu um relógio sinalizador para manter contato sempre que estiver em perigo.

Um protótipo de Jimmy Olsen apareceu pela primeira vez em “Action Comics" n° 6, em 1938. Era um “office-boy" sem nome, que aparecia brevemente na redação do “Planeta”, na história “The man who sold Superman” (“O falso empresário do Homem de Aço”, no Brasil).

Mas apenas no episódio radiofônico de 15 de abril de 1940 é que apareceu um personagem chamado, de fato, “Jimmy Olsen”. Esse “Jimmy Olsen” do rádio foi transportado para uma HQ publicada em “Superman” n° 13, 1941 (na história “The Archer”).

A popularidade daquele garoto ruivo e sardento cresceu com o decorrer dos anos e chegou até mesmo a ganhar sua própria revista. Jimmy era, no início, um personagem quase cômico, no estilo “o amigo trapalhão do herói. E em sua revista própria não foi diferente, o que desagradou os leitores (o gibi “Superman's Pal Jimmy Olsen” chegou a ser o menos vendido da editora DC). Isso mudou nos anos 70, sob o lápis de Jack Kirby, que o transformou num jovem aventureiro playboy. Mas quando Kirby saiu do título, as vendas da revista voltaram a cair. A solução encontrada pela DC foi transformar a revista: a partir do n° 164 (1974) ela mudou seu nome para “Superman Family”, trazendo as aventuras não só de Olsen, mas também de “Lois Lane”, “Supergirl” e outros amigos do Homem de Aço.

- Antônio Luiz Ribeiro

Jimmy Olsen



Relate algum problema encontrado nesse personagem