Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


George Lucas



14 de maio de 1944

Lista de revistas com trabalhos de George Lucas
Veja lista detalhada dos trabalhos


Cineasta americano, mais conhecido por seus filmes da série “Star wars” (Guerra nas estrelas”), iniciados em 1977.

Após o fracasso de “THX 1138” (1970), George Walton Lucas Jr. (seu nome completo) fundou sua própria produtora, a Lucasfilm. Com a nova empresa, lançou o longa “American graffiti” (Loucuras de verão), de 1973, seu primeiro sucesso comercial.

Tentou filmar “Flash Gordon”, mas não conseguiu licença da King Features (que queria Fellini na direção). Partiu então, com a aprovação da Fox, para seu próprio projeto de ficção científica, “Star wars”. Mas as dificuldades continuavam: a maioria dos estúdios de efeitos especiais, essenciais para o novo filme, havia fechado. O cineasta optou por criar, dentro da Lucasfilm, sua própria companhia de efeitos especiais: a Industrial Light & Magic (IL&M), fundada em 1975. Contando com os talentos revolucionários do Supervisor de Efeitos Especiais John Dykstra, dos “cameramen” Richard Edlund e Bruce Nicholson, do “designer” Dick Alexander, do do produtor Gary Kurtz e vários técnicos de eletrônica e mecânica, Lucas lançou o primeiro “Star wars” em 1977, que se tornou um dos filmes mais importantes da década de 70 e um dos ícones da cultura popular.

Paralelo às continuações, Lucas veio com um novo herói, Indiana Jones, o arqueólogo de “Os caçadores da Arca perdida” (1981), desta vez em parceria com Steven Spielberg.

- Antônio Luiz Ribeiro



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 19/02/2008 18:57:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro