Esquenta Festival Guia dos Quadrinhos 2019


Morcego Verde



Nome: Zé Carioca
Licenciador: Walt Disney
Criado por: Ivan Saidenberg, Renato Canini

Lista de revistas com participação de Morcego Verde

    Primeira aparição no:
  • Brasil
    Zé Carioca  n° 1217 - Abril
Personagem das HQs de "Zé Carioca". O Morcego Verde, cujo alter-ego é o nosso conhecido papagaio, é um super-herói da filial brasileira dos Estúdios Disney. A figura do atrapalhado "Morcego Verde" foi bolada por Ivan Saidenberg, inspirado nas historietas do "Morcego Vermelho" ("Peninha"), que ele também criou. Não era a primeira vez que o malandro bicudo se transformava em um super-herói. Na edição 499 de sua revista, publicada em 1961, Zé Carioca já havia tudo o gostinho da vida de combatente ao crime na pele do herói Super-Super, com direito inclusive a superpoderes, que logo desapareceram (*). Mas o "Morcego Verde", ao contrário de seu antecessor, tinha chegado para ficar.

O Morcego Verde apareceu pela primeira vez no no. 1217 do gibi do Zé, em 1975 (*). Na trama, Zé Carioca se torna leitor fiel do gibi do "Morcego Vermelho" (na verdade, uma sátira de "Batman"), a quem idolatra febrilmente, a ponto de, mesmo sem nenhum super-poder, sair fantasiado pela Vila Xurupita como seu herói. Chamando a si mesmo de "Morcego Verde", o papagaio favorito do Brasil utiliza sua lábia para ludibriar os malfeitores, sempre fugindo da briga. Inferniza a vida do Delegado Porcôni, chefe da delegacia da Vila, a quem, para irritá-lo mais ainda, chama sempre de "Comissário" (referência ao Comissário Gordon, das histórias do "Batman"). Tenta sempre ajudá-lo, com sucesso, mas com métodos e ações que fazem o delegado sempre se arrepender.

Todos na Vila, inclusive seus amigos e namorada, sabem que o "Morcego Verde" é o Zé, embora ele desconverse. Seu fiel ajudante, além do cãozinho Soneca, é o urubu Nestor, que carrega para todo lado um ventilador, para dar um efeito esvoaçante a sua capa. Seus meios de transporte mais comuns são o morcego-ônibus (ele anda de transporte coletivo e acredita não precisar pagar a passagem por ser herói) e, em especial, a morcegocleta, bicicleta que pega emprestado do vizinho.

Nos anos 1990, o personagem ganhou uma nova roupagem, parodiando a abordagem mais soturna do Batman em histórias como "O Cavaleiro das Dívidas" ("O Cavaleiro das Trevas) e "A Piada Sem Sal" ("A Piada Mortal").

Seu principal rival é outro "super-herói", o Super-Galo (alter-ego do Zé Galo), que quer concorrer em popularidade com o nosso malandro personagem. Outro herói da Vila é o Capitão Porreta (alter-ego do Pedrão).




Fonte:
* "Mundo dos Super-Heróis" no. 19, Editora Europa, 2009, pág. 59.


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Guia dos Quadrinhos
  • Adicionado por
    Guia dos Quadrinhos
    em 05/03/2007 00:00:00