Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(58)
A
(2927)
B
(2636)
C
(3942)
D
(2799)
E
(1443)
F
(1432)
G
(2024)
H
(1547)
I
(792)
J
(2126)
K
(1287)
L
(1874)
M
(3748)
N
(1039)
O
(750)
P
(2517)
Q
(185)
R
(2203)
S
(3927)
T
(2645)
U
(305)
V
(916)
W
(512)
X
(281)
Y
(253)
Z
(607)
Kit Carson
Nome:
Christopher "Kit" Carson
Nome original:
Kit Carson
Licenciador:
Sergio Bonelli Editore
País de origem:
Itália
Criado por:
Aurelio Galleppini - ‘Galep’
,
Giovanni Luigi Bonelli - ‘Gianluigi Bonelli’
Lista de revistas com participação de Kit Carson
Primeira aparição no:
País de origem
Brasil
(ao lado, o personagem em ilustração do site Reis do Faroeste)
Baseado em um personagem que realmente existiu, Kit Carson é o companheiro inseparável do ranger Tex Willer. Assim como a figura histórica, ele nasceu em Madison, no estado de Kentucky, em 1809 e, com 17 anos, iniciou sua carreira de batedor, viajando ao México com um grupo de caçadores. Depois percorreu o Oeste, acompanhando Fremont e servindo de guia em muitas expedições no deserto.
Nas HQs criadas por Bonelli, Carson é o amigo de confiança de Tex, que conheceu na época em que este último vagava pelo território fugindo da Lei. Tex limpou o seu nome e começou uma parceria com Carson (na época um major) nos Texas Rangers. Os dois então passaram a percorrer todo o território do Oeste em missões especiais.
Esse Carson de Bonelli apareceu pela primeira vez em 1948, no 10° capítulo da HQ “A Mão Vermelha” (“La Mano Rossa”): “Bill Mohican, raptor de meninas” (“Bill Mohican, il rapitore di fanciulle”) — publicado no n° 13 da 1ª série da revista “Tex” italiana (em formato de talão de cheque).
No início, era a intenção de Bonelli e do desenhista Galep que seu Kit Carson fosse, de fato, a figura histórica. Porém, com o decorrer das aventuras, o Carson da dupla acabou adquirindo características próprias, tanto físicas como psicológicas, tornando-se um personagem diferente. Conforme disse Bonelli certa vez: “O meu Carson não tem nada a ver com o personagem histórico. O parceiro de Tex é um alegre companheiro de aventuras, um homem simpático que, quando as circunstâncias o exigem, sabe ser implacável. O verdadeiro Carson, ao contrário, era um sujeito inconveniente e cínico, que chegou até a lutar contra os navajos utilizando-se de meios nada leais” (ver “Tex Coleção” n° 180, ed. Mythos, pág. 96).
Cronologicamente, esse Carson “bonelliano” também é incompatível com o Carson histórico, uma vez que este último viveu somente até 1868, enquanto que as aventuras de “Tex” claramente se situam entre as décadas de 1870 e 1880, com um Kit Carson bem mais velho que o verdadeiro.
Como bem observou Júlio Schneider, o visual do Carson de Bonelli se estabilizou em 1953, no episódio “Gli sciacalli del Kansas” (“Os chacais do Kansas”), quando — depois “de mudar de roupas em algumas aventuras, usar uniformes e até belas camisas com estampa xadrez — vestiu definitivamente a camisa de couro com franjas que não tira mais até hoje.” No universo de “Tex", uma das histórias marcantes do velho batedor é “O passado de Kit Carson” (1994), publicado pela editora Mythos, onde o autor, Boselli, sugere que Carson tem uma filha ilegítima, Donna.
- Antônio Luiz Ribeiro
Grupos
Texas Rangers
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Canyon
em 28/09/2007 08:15:00
Editado por
Antônio Luiz Ribeiro
,
antônio Luiz Ribeiro
,
Canyon
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*