Comic Boom!


Walt Disney



País de nascimento: Estados Unidos da América
5 de dezembro de 1901
15 de dezembro de 1966

Lista de revistas com trabalhos de Walt Disney
Veja lista detalhada dos trabalhos


Walter Elias Disney nasceu em Chicago, Illinois, em 5 de dezembro de 1901, um dos 5 filhos de Elias Disney e Flora Call Disney. Após o seu nascimento, a família Disney mudou-se para Marceline, no Missouri, onde Disney viveu a maior parte da sua infância.
Desde muito cedo, desenvolveu interesse pela arte, vendendo seus desenhos aos vizinhos para conseguir dinheiro. Estudou arte e fotografia, tendo ingressado na High School de McKinley, em Chicago.
Em 1928 criou o seu mais importante personagem: o camundongo Mickey, no desenho "Plane Crazy", produzido em 15 de maio. "Plane Crazy", aliás, traz também a primeira aparição da Minnie e da Clarabela. Porém, antes do desenho ser apresentado, o som chegou às telas de cinema, e Mickey fez então seu "debut" em "Steamboat Willie", primeiro desenho com imagem e som sincronizados, que estreou no Colony Theatre de Nova York em 18 de novembro do mesmo ano, sendo este considerado oficialmente o desenho de estréia do Mickey e da Minnie. Originalmente, Mickey deveria chamar-se Mortimer, mas o nome foi trocado a pedido de Lillian, esposa de Disney.
Mesmo que Disney considerasse o Mickey como o início de tudo, confirmado pela sua famosa frase "Tudo começou com um ratinho", o João Bafodeonça surgiu antes, em 15 de fevereiro de 1925, no desenho "Alice Solves the Puzzle". Ainda com direção de Disney, outro personagem importante surgiria logo a seguir, o Horácio, no desenho "The Plow Boy", de 1929.
Seguiram-se vários curtas de animação, sob direção de várias outras pessoas, e onde surgiram personagens como o Pluto ("The Chain Gang", em 1930) e o Pateta ("Mickey"s Revue", 1932), além de uma série de desenhos conhecidos como "Silly Symphonies", onde surgiram, por exemplo, Os Três Porquinhos e o Lobão ("Three Little Pigs", em 1933), o Pato Donald ("The Wise Little Hen", em 1934) e o Pequeno Havita ("Little Hiawatha", em 1937).
Ainda outros personagens conhecidos dos quadrinhos surgiriam nos curtas de animação, como a Clara de Ovos ("Orphan"s Benefit", em 1934), o Bolívar (cachorro do Donald, em "Alpine Climbers", em 1936), o Gansolino ("Interior Decorators", em 1937), e a Margarida ("Mr. Duck Steps Out") e o Cãozarrão ("Bone Trouble), ambos em 1940.
Em 1937 realizou seu primeiro longa de animação, "Branca de Neve e os Sete Anões". Seguiram-se vários outros, como "Pinóquio", "Fantasia", "Dumbo" e "Bambi". Em 1945, Disney mesclou animação com pessoas de carne e osso em "Os Três Cavaleiros", técnica que repetiria em "A Canção do Sul" e "Mary Poppins".
Além de desenhos e filmes, Disney também idealizou a Disneylândia, um local onde as crianças poderiam viver de dentro a fantasia criada por ele nos desenhos, em um enorme parque. A Disneylândia foi inaugurada em 1955, na Califórnia.
Um pioneiro no campo dos programas de televisão, Disney iniciou nesta área em 1954 e foi um dos primeiros a apresentar um programa totalmente colorido, "Wonderful World of Color", em 1961. Em um dos episódios, em 24 de setembro daquele ano ("And Adventura Color"), surgiu o Prof. Ludovico.
Isto, entretanto, era só o começo. Preocupado com a questão da melhoria da qualidade de vida na América, Disney dirigiu pessoalmente, em 1965, o projeto do EPCOT (Experimental Prototype Community of Tomorrow), um espaço aberto à criatividade da indústria norte-americana. Recebeu sete vezes o Emmy Award. Seus parques temáticos, as Disneylândias, existem hoje nos Estados Unidos, Japão, França e China.O EPCOT foi inaugurado em 1982.
Walt Disney faleceu em 15 de dezembro de 1966, em Burbank, Califórnia, entristecendo pessoas no mundo inteiro e deixando muitas crianças órfãs do seu talento, alegria e capacidade de entretenimento.

http://www.esquiloscans.com.br/index1.php?a=2&&mest=Disney,%20Walt&&f=1



Relate algum problema encontrado nesse artista