Vertigo: Além do Limiar


Rudolph Dirks



País de nascimento: Alemanha
26 de fevereiro de 1877
20 de abril de 1968

Lista de revistas com trabalhos de Rudolph Dirks
Veja lista detalhada dos trabalhos


Nascido em Heinde, Alemanha, mudou-se para Chicago aos 7 anos de idade com sua família. Criou a historieta “Sobrinhos do Capitão” em 1897. Pioneiro no uso de balões nos diálogos entre suas personagens.

Inspirado visivelmente nos personagens Max e Moritz, de W. Busch, o estreante Rudolph Dirks começou a publicar, a 12 de dezembro de 1897, as trapalhadas dos “Sobrinhos do Capitão” (“The katzenjammer kids”) no jornal de W. R. Hearst. Fritz e Hans vivem em alguma colônia alemã da África, em companhia da mãe e do Capitão (seu pai adotivo). Eles representam, em última análise, a guerra contra qualquer tipo de autoridade – paterna, escolar, administrativa. Nas primeiras tiras, Dirks não usou diálogos, mas logo seus personagens estavam falando um engraçadíssimo idioma anglo-germânico.

Mais tarde, Dirks passou a colaborar no “World”, concorrente do “Journal”, mas Hearst, que mantinha os direitos sobre a história, e que já entregara a outro desenhista (Harold H. Knerr) foi à Justiça. Os juízes decidiram, afinal, que Dirks poderia continuar desenhando seus personagens no “World”, se mudasse o nome da história. O que ele fez logo, passando a chamá-la, inicialmente, de “Hans and Fritz” (a partir de 1914). Mas o sentimento anti-germânico durante a Primeira Guerra fez com que o título fosse mudado para “The Captain and the kids”.

As duas séries continuam até hoje, distribuídas por “sindicatos” diferentes: “The katzenjammer kids” é distribuído pelo King Features e “The Captain and the kids” pelo United Feature.

No Brasil, tanto “The Katzenjammer kids” quanto “The Captain and the kids” foram publicados com diversos nomes, inclusive as duas séries chegaram a se chamar, entre nós, de “Sobrinhos do Capitão” (muitos editores brasucas entendiam que eram a mesma historieta). “The Captain and the kids” (da United) chegou a ser publicada no “Globo Juvenil” como “O Capitão e os meninos”. “The Katzenjammer kids” (da King) saiu no “Suplemento em Quadrinhos” da Lino como “Sobrinhos do Capitão”. A revista “O Capitão Z” também publicou os personagens em 1961.



Bibliografia:
- “Clássicos HQ”, EBAL, 1969



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • John  Castelhano
  • Adicionado por
    John Castelhano
    em 04/05/2007 04:44:00