Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(10)
A
(1134)
B
(1660)
C
(1715)
D
(1098)
E
(360)
F
(984)
G
(1127)
H
(792)
I
(186)
J
(406)
K
(697)
L
(1095)
M
(2094)
N
(478)
O
(396)
P
(1152)
Q
(74)
R
(1107)
S
(2029)
T
(755)
U
(65)
V
(495)
W
(568)
X
(16)
Y
(170)
Z
(173)
Robert E. Howard
País de nascimento:
Estados Unidos da América
★
22 de janeiro de 1906
✝
11 de junho de 1936
Lista de revistas com trabalhos de Robert E. Howard
Veja lista detalhada dos trabalhos
Trabalhos
Total
História
514
Texto
6
Robert Erwin Howard nasceu em Peaster, Texas, filho do Dr. Isaac Mordecai Howard e Hester Jane Ervin Howard. Sua família morou em várias cidades o Texas sul, leste e oeste, e também no oeste de Oklahoma, antes de estabelecer-se em Cross Plains, Texas, em 1919.
Começou a escrever com 9 anos (inspirado nas estórias de Harold Lamb e Talbot Mundy, publicadas na revista "Adventures") mas só aos 15 anos começou a escrever profissionamente, e somente em 1924 quando cursava a academia Howard Payne em Brownwood teve uma história publicada, o conto Spear and Fang (Lança e Presa) apareceu na edição de julho de 1925 da revista Weird Tales. S Muitas de suas histórias vieram a ser publicadas na Weird Tales como ("The Hyena" (A Hiena) e "The Lost Race" (A Raça perdida)) e teve sua primeira capa em 1926.
Sua inspiração se deve aos contos de horror que ouvia da sua avó e da sua velha tia Mary Bohanoon, e quando criança sempre sonhava ser um barbaro combatendo Roma, tornando-se assim um rebelde contra o mundo civilizado.
Escreveu histórias de muitos estilos mas suas criações mais famosas são as do gênero sword and sorcery (espada e feitiçaria) - um gênero de fantasia caracterizado por sua ênfase em combates violentos e intervenções sobrenaturais (deuses, monstros, magos, etc.). Howard criou um dos personagens fantásticos mais populares de todos os tempos; o bárbaro Conan, que fez sua estréia no conto The Phoenix on the Sword em dezembro de 1932. Para hospedar sua criação Howard inventou a Era Hiboriana, que se trata da própria Terra mas num passado pré-cataclísmico do qual a história atual não guarda lembranças. Outros personagens célebres incluem o rei Kull, o aventureiro puritano Salomão Kane,e o picto Bran Mak Morn. Criou também as guerreiras Dark Agnes de la Fere e Red Sonya de Rogatino, esta última a base para a criação da personagem Red Sonja da editora Marvel Comics.
Um outro campo em que Howard foi bem sucedido foi o do horror sobrenatural, no qual emprestou muitas idéias de seu correspondente e amigo H. P. Lovecraft, e sempre adicionando suas próprias marcas registradas de ação rápida e personagens chamativos.
Suas criações orginais como o Culto sem Nome por Von Juntz são consideradas agora parte dos Cthulhu Mythos (a cronologia formada pelas histórias de Lovecraft) como "cânones".
Howard escreveu também em outros gêneros:
Fantasia/Terror passando-se no sul e no sudoeste dos Estados Unidos. Por exemplo o conto Pidgeons from Hell e outras histórias protagonizadas pelo xerife Kirby Buckner.
Ficção histórica. Como sua histórias Gates of Empire que narra o envolvimento de um personagem fictício nos esforços entre Shirkuh, Shawar, e Amalric para controlar o Egito.
Histórias de boxeadores. Especialmente os contos do Marinheiro Steve Costigan (às vezes chamado de Marinheiro Dennis Dorgan).
Westerns. Por exemplo as histórias mais cômicas estreladas por Breckinridge Elkins.
Howard cuidou para que quase todas as suas histórias do gênero sword and sorcery pudessem ocorrer sem contradição num mesmo "universo literário", começando com as aventuras pré-históricas das vidas passadas de James Allison, evoluindo para a saga valusiana de Kull, passando então para os tempos da Atlântida e da Lemúria (de onde vem o personagem Kathulos/Skull Face), para chegar à Era Hiboriana de Conan e então, finalmente, na história conhecida.
Howard projetou seus contos de modo que um grande cataclisma sempre separasse uma era da seguinte. Dessa forma cada civilização sabia muito pouco sobre sua antecessora, sendo lembrada apenas por mitos.
Em 11 de junho de 1936, aproximadamente às oito da manhã, depois de ficar sabendo que sua mãe provavelmente nunca sairia do estado de coma, Howard se suicidou. Sua mãe morreu no dia seguinte, e compartilharam o funeral. Ambos estão enterrados no cemitério de Greenleaf, em Brownwood.
Personagens criados por Robert E. Howard (50)
Aala (Kyrie)
Amalric
Aram Baksh
Arus
Atali
Aztrias Petanius
Balthus
Belesa
Bêlit
Bhunda Chand
Bran Mak Morn
Brule, O Lanceiro
Conan, O Bárbaro (Conan )
Corsários Negros
Crom
Dark Agnes
Demetrio
Devi Yasmina
Dionus
Gitara
Gorm
Hadrathus
Horsa
James Allison
Jungir Khan
Karanthes
Kerim Shah
Khemsa
Kull
Murilo
Nafertari (Zabibi )
Natala
Niord
Olivia
Pallantides
Prospero
Salomão Kane
Salomé
Strombanni
Taramis
Tarascus (Rei da Némedia)
Thalis
Thoth-Amon
Tina
Vermen (Worm)
Xaltotun
Yag-Kosha
Yar Afzal
Yasmela
Zarono
Relate algum problema encontrado nesse artista
Adicionado por
Antonio Pontes Junior
em 29/01/2008 15:41:00
Editado por
Antonio Pontes Junior
,
Antônio Luiz Ribeiro
,
fmjustino
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*