Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(57)
A
(2908)
B
(2622)
C
(3924)
D
(2791)
E
(1432)
F
(1428)
G
(2014)
H
(1544)
I
(791)
J
(2117)
K
(1282)
L
(1871)
M
(3737)
N
(1034)
O
(748)
P
(2508)
Q
(181)
R
(2192)
S
(3902)
T
(2634)
U
(304)
V
(914)
W
(507)
X
(278)
Y
(251)
Z
(606)
Crom
Licenciador:
Conan Properties
Criado por:
Robert E. Howard
Lista de revistas com participação de Crom
Divindade maior do povo bárbaro conhecido como cimérios, origem do herói Conan, criado por Robert Erwin Howard.
De acordo com o escritor americano, Robert Ervin Howard, cerca de 12.000 anos atrás, houve um glorioso período na pré-história da Terra entre a submersão da lendária Atlântida e a história conhecida no tempo dos egípcios e mesopotâmicos. Essa era ele chamou de Hiboriana, cujas maiores potências eram os reinos de Aquilônia, Nemédia e Turan, existindo onde hoje se encontram a França, Alemanha e União Soviética. Muitas eram as divindades adoradas no período hiboriano, e grande era sua influência em todos os habitantes do continente.
Ao norte do continente, situava-se a Ciméria, uma região tenebrosa, repleta de montanhas cobertas por densas florestas, cujo céu era sempre cinzento e governado por deuses obscuros. No mais alto de todos os montes achava-se Crom, a severa divindade que controlava os destinos e decretava as mortes. Nenhum cimério tinha por costume suplicar algo a Crom, pois ele era lúgubre, selvagem e odiava os fracos, e se fosse invocado havia o risco de castigar seu adorador devido a este lhe mostrar fraqueza em batalha. Devido a isso, o guerreiro cimério era ensinado que nos momentos difíceis "somente poderia contar com sua força, sua coragem e sua espada". Essa visão guerreira fazia com que os jovens se empenhassem em ficar fortes e hábeis em combate, e sua coragem era fortalecida pelo fato de não poder recorrer ao auxílio da divindade. Apesar de ser o deus mais importante do região da Ciméria, haviam outros, com menos seguidores, mas que também eram adorados. Entre estes, nós podemos citar Lir, seu filho Mannanan, a deusa guerreira Morrigan, seus subordinados Badb (a fúria da batalha), Nemain (o venenoso) e Macha.
Cimérios e hiborianos parecem ter sido os únicos povos a não praticar sacrifícios humanos no tempo de Conan.
Nessa época haviam outras povos que adoravam suas divindades próprias, sendo os principais deuses:
Mitra- Era a divindade soberana da hiboria, região mais rica e civilizada da época. Os rituais de Mitra, pelo que se sabe, não incluíam sacrifícios de qualquer espécie. O deus era considerado onipresente e sua real aparência, desconhecida por todos. As estátuas erguidas em sua homenagem, não passavam de meras tentativas para retratá-lo numa forma humana tão perfeita quanto a mente do homem podia conceber. Era a divindade com maior número de seguidores.
Seth - Um deus serpente, seu culto é muito antigo e já havia dominado metade do continente 1400 anos antes. Na época de Conan era adorado basicamente na região da Stygia e terras subordinadas, sendo visto como demoníaco e rejeitado pelos adoradores de Mitra e outros povos hiborianos. Seus rituais eram sinistros e profanos, compreendendo longas procissões de sacerdotes mascarados e sacrifícios humanos em templos subterrâneos.
Ishtar - Divindade feminina da fertilidade, sexo e guerra. Seu culto era menos ofensivo aos hiborianos do que o culto a Seth, porém seus cultos eram seguidos de orgias, bebidas com plantas alucinógenas e também exigiam sacrificios humanos .
Ymir - Divindade dos povos aesires e vanires - habitantes de Aesgaard e Vanaheim. Ele era o gigantesco deus da guerra e da tempestade. Nada de muito definido se sabe sobre ele, exceto que governava Valhalla, uma região de planícies geladas e montanhas imensas, jazigo eterno para as almas de todos os guerreiros. Sua filha era Atali, uma jovem linda e de pele branca como a neve, que atuava como uma espécie de mensageira da morte, aparecendo aos lutadores feridos mortalmente durante uma batalha.
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Márcio dos Santos
em 31/05/2012 00:14:00
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*