Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Mort Walker - ‘Addison’



País de nascimento: Estados Unidos da América
3 de setembro de 1923
27 de janeiro de 2018

Lista de revistas com trabalhos de Mort Walker - ‘Addison’
Veja lista detalhada dos trabalhos


Addison Morton (“Mort”) Walker, que volta e meia assinava apenas “Addison”, é o famoso desenhista criador do hilário “Recruta Zero” (criado por ele em 1950) e outras famosas historietas para jornais, entre elas “Hi e Lois”, esta em parceria com Dik Browne, criador de “Hagar, o Horrível”. Nascido em El Dorado, no Kansas, começou a carreira precocemente, aos 11 anos, quando vendeu um “cartoon” para o jornal local de sua cidade. Aos 15, já fazia sua própria HQ semanal e, aos 18, tornou-se “chief designer” na Hallmark Cards.

Por volta de 1978 Mort Walker foi considerado o desenhista mais divulgado dos quadrinhos, com 2300 tiras publicadas em jornais do mundo inteiro (entre as quais, claro, o “Recruta Zero”). Seu processo de trabalho consistia em uma “linha de montagem”: num só dia, esboçava toda uma semana de tiras; no dia seguinte, passava a tinta sobre o lápis. Durante dois dias, escrevia as idéias, esboçando-as à lápis, cada uma numa folha de papel. Para desenhar, usava papel de desenho triplex. Para as ilustrações, pena 170; para o letreiramento, pena de ponta grossa.

Mort faleceu no final de janeiro de 2018, de pneumonia, em sua casa, em Stamford, Connecticut. Seus filhos Greg e Brian continuam produzindo as tiras e historietas de Zero, além de “Hi e Lois”, que é desenhada por Chance Browne, filho de Dik.

No Brasil, o “Zero” de Walker foi publicado também no jornal “O Globo” — a página dominical, em cores, saía no “Globinho Supercolorido”, o suplemento dominical daquele diário carioca (em 1981 era publicada na pág. 8). Atualmente, além de “O Globo”, esse material para “newspapers” é publicado entre nós por vários jornais, como “Extra” (desde 21/07/14), “O Estado de S. Paulo” (desde 1991), “A Tarde”, “A Gazeta” (de Vitória), “Zero Hora”, “O Estado de Minas”, “Diário do Nordeste”, “Diário de Pernambuco” e “Jornal de Brasília”.

- Antônio Luiz Ribeiro e Ramiro Vieira

Bibliografia —
www.lambiek.net/artists/w/walker.htm
www.starland.com/sus/2001/sus010328.htm
www.mortwalker.com/
en.wikipedia.org/wiki/Mort_Walker
www.stripes.com/mort-walker-whose-beetle-bailey-was-a-comic-page-staple-for-decades-dies-at-94-1.508809



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Tintim
  • Adicionado por
    Tintim
    em 20/04/2007 07:53:00