Vertigo: Além do Limiar


Zozó (Juca)



Nome original: Chip
Licenciador: King Features Syndicate
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Mort Walker - ‘Addison’

Lista de revistas com participação de Zozó (Juca)

É o hilário sobrinho mais velho do “Recruta Zero” e filho da irmã deste, a loura Zazá. Esta e seu marido, Cazuza, apareceram pela primeira vez numa tira de “Recruta Zero”, de Mort Walker. Mais tarde, 18 de outubro de 1954, ganharam sua própria série, “Hi and Lois”. Para a nova empreitada, Walker contou com a ajuda do desenhista Dik Browne (de “Hagar, o Horrível”), enquanto ficava encarregado do texto.

Único da família que saiu fisicamente parecido com Zero, Zozó e sua família — tem também seus irmãos, os gêmeos Zuzu e Zizi e a caçulinha Zezé (que acabou batizando a tira no Brasil) — moram num típico subúrbio americano. Em suas primeiras aparições, Zozó tinha apenas oito anos, mas, quando os autores perceberam que faltava um adolescente na história, foram envelhecendo o personagem no decorrer das tiras, até atingir o aspecto “aborrecente” magro e engraçado que conhecemos hoje. O curioso é que ele foi o único personagem da série a crescer. Os demais permaneceram com a mesmíssima idade.

Nas revistas da RGE e da Pixel, Chip era chamado de “Zozó”, enquanto que nas das editoras Triestre e Saber (Super Plá) era “Juca”.

- Antônio Luiz Ribeiro

Zozó (Juca)



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 17/05/2009 18:18:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro