Vertigo: Além do Limiar


Joe Kubert



País de nascimento: Polónia
18 de setembro de 1926
12 de agosto de 2012

Lista de revistas com trabalhos de Joe Kubert


Nascido na Polônia e de origem judaica, Joe Kubert foi um dos maiores desenhistas de quadrinhos americanos. Ele ficou mais conhecido por seu trabalho na DC Comics, onde desenhou “Gavião Negro” e “Sargento Rock”. Mas começou de modo modesto, na editora MLJ (hoje Archie), onde artefinalizou as HQs cômicas do adolescente “Archie” e sua turma.

Na época, Kubert costumava visitar editoras e oferecer seus trabalhos. Graças à insistência, conseguiu alguns serviços. Um deles foi uma história de seis páginas para o super-herói Volton na revista “Catman Comics” n° 8, da extinta Holyoke, lançada em março de 1942. Kubert desenhou “Volton” até a edição 11 e, para a mesma editora, ainda fez, nos meses seguintes, histórias curtas na revista “Blue Beetle” (Besouro Azul).

A partir de outubro de 1942, realizou vários trabalhos para a editora Quality. Uma dessas revistas era “Police Comics”, onde desenhou a “Lady Fantasma” e coloriu republicações de histórias do “Spirit”, de Will Eisner. Pouco a pouco, o jovem desenhista conseguiu trabalho em outras editoras, como Fiction House, Harvey e All-American Publications.

A All-american ganhou notoriedade ao publicar “Mulher-Maravilha”, “Lanterna Verde” e “Gavião Negro”. Foi lá que Kubert trabalhou com o editor Sheldon Mayer, que ensinou ao rapaz como aprimorar sua técnica.

Em 1944, a All-American foi absorvida pela National Allied Company através das manipulações de Harry Donenfeld, sócio de Gaines e um dos donos daseditoras National e Detective Comics (DC). Seria a união das três empresas sob um mesmo teto que daria origem à hoje conhecida DC Comics.

Na DC, Kubert já começava a ganhar a reputação de grande profissional das HQs. Ele acabou colaborando também com a editora EC, na revista de guerra “Two-Fisted Tales”. Em 1959, já na DC, a partir do n° 83 de “Our Army at War” (outro título de guerra) passou a desenhar o “Sargento Rock”, o que aumentou ainda mais a popularidade da série.

Outras conhecidas HQs de Kubert incluem suas criações: as séries “Tor”, “Son of Sinbad”, e “Príncipe Viking” e, com o escritor Robin Moore, a tira de quadrinhos “Contos dos Boinas Verdes”.

Os filhos de Joe, Andy e Adam Kubert, tornaram-se também desenhistas de HQs de sucesso. Eles estudaram na escola criada pelo pai, a Joe Kubert School of Cartoon and Graphic Art.

Dentre os prêmios que ganhou, estão os Alley Award, National Cartoonist Society Award, Eisner Award e Harvey Award. Ele também integra o Hall da Fama dos prêmios Eisner e Harvey.

Seu último trabalho foi ao lado do filho Andy Kubert no projeto “Before Watchmen”, com o herói “Coruja”.


Notas e fontes —
“Mundo dos Super-Heróis” n° 20



Relate algum problema encontrado nesse artista