Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(57)
A
(2920)
B
(2628)
C
(3933)
D
(2797)
E
(1435)
F
(1430)
G
(2018)
H
(1546)
I
(791)
J
(2120)
K
(1284)
L
(1873)
M
(3741)
N
(1037)
O
(749)
P
(2513)
Q
(182)
R
(2195)
S
(3916)
T
(2636)
U
(304)
V
(916)
W
(509)
X
(281)
Y
(253)
Z
(606)
Mulher-Gavião II
Nome:
Shayera Thal
Nome original:
Hawkwoman
Licenciador:
DC Comics
País de origem:
Estados Unidos da América
Criado por:
Gardner Fox
,
Joe Kubert
Lista de revistas com participação de Mulher-Gavião II
Primeira aparição no:
País de origem
Brasil
Primeira aparição: gibi "Brave and the Bold" 34 (1961).
HISTÓRICO:
Em 1961, com os super-heróis voltando à moda (a chamada "Era de Prata" dos gibis) a editora DC trouxe de volta, desta vez na revista "Brave and the Bold" 34, um antigo herói da casa: O Gavião Negro. Junto com o Gavião, estava sua parceira alada, a Mulher-Gavião (que também vinha das antigas aventuras dos ano 40).
Na nova versão, a Mulher-Gavião era a policial alienígena Shayera Hol (foneticamente idêntico a "Shiera Hall") que, com o parceiro, chegou ao nosso mundo para caçar um criminoso foragido. Adotando o nome de "Shiera Hall", ela passou a trabalhar disfarçada em nosso planeta como uma pacata curadora de museu. Ao contrário da antiga versão, esta nova Mulher-Gavião não atuava no grupo de heróis da Sociedade da Justiça, e sim na nova Liga da Justiça (que reunia Superman, Batman, Mulher-Maravilha etc.). Outra diferença é que a nova versão dos Gaviões possuiam "reflexos e força superiores às de um homem comum", já que vinham de um mundo de massa superior à da Terra.
Ainda na nova versão, a heroína alada também era chamada de "Hawkgirl" (Moça-Gavião). Mas, a partir de 1981, a DC decidiu rebatizá-la de "Hawkwoman" (Mulher-Gavião).
Era o início de uma grande confusão. Para aumentar o problema, a DC fez uma mudança durante sua "Crise nas Infinitas Terras" (1985): ficou determinado que a Mulher-Gavião dos anos 40 e a presente habitariam o mesmo universo, sendo que a veterana ("Hawkgirl") atuou na Era de Ouro e Shiera Hall ("Hawkwoman") nos dias de hoje.
Em 1989, a editora DC fez mais uma mudança na heroína. Desta vez o "reboot" era baseado na continuidade vista na série "Hawkworld", que fizera $ucesso na época e contradizia tudo que foi mostrado antes na vida da personagem: por exemplo, a Mulher-Gavião de "Hawkworld" nunca pertencera ao "rank" da "Liga da Justiça". Então, como ficariam as histórias onde a jovem alada aparecia ao lado de Superman, Batman etc.?
Então, na base do acredite se quiser, ficou estabelecido que a Mulher-Gavião que aparecera até então como membro da Liga não era a Mulher-Gavião de "Hawkworld", mas sim Shiera Hall (a Mulher-Gavião dos anos 40) tomando seu lugar.
Porém, a armadilha que os editores e roteiristas armaram para si mesmos era mais complicada do que parecia: afinal, como isso era possível se a Mulher-Gavião da Era de Ouro, naquela época da "Liga", estava presa no limbo dimensional (visto no especial "Os Últimos Dias da Sociedade da Justiça", 1986)? De novo, a DC recorreu ao seu "acredite se quiser" para explicar mais esse erro de continuidade: aquela heroína que aparecera na "Liga" era, na verdade, a segunda Mulher-Gavião, Sharon Parker. A "atual" (a de "Hawkworld"), passou a ser chamada de Shayera Thal, ao invés de Shiera Hall sendo está a terceira Mulher Gavião.
Ficou estabelecido também que a "nova" heroína sempre se chamou (no original em inglês) "Hawkwoman", nunca adotando o "Hawkgirl" (nome original americano da personagem).
NO DESENHO ANIMADO DA "LIGA DA JUSTIÇA"
Em 2001 a TV americana apresentou um novo desenho da "Liga da Justiça" e, para variar, apresentou uma nova versão da heroína: ela ainda se chamava Shayera Hol e continuava como uma detetive de Thanagar. Só que, no resto, tudo mudou, principalmente para seguir a cartilha feminista/politicamente correta: "Hawkgirl" (sim, voltou o "girl") veio sozinha (nada de Gavião Negro como parceiro desta vez) através de um raio de teletransporte.
- Antônio Luiz Ribeiro
Bibliografia:
- www.dcindexes.com/database/character-details.php?storycharid=158
- www.hawkgirl.net/heros/hawkgirl.htm
- jl.toonzone.net/hawkgirl/hawkgirl.htm
Grupos
Liga da Justiça da América
Superamigos
Thanagarianos
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
hawkman
em 30/03/2007 11:40:00
Editado por
Edson Diogo
,
arlekinus
,
Antônio Luiz Ribeiro
,
hawkman
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*