Vertigo: Além do Limiar


Tor



Nome original: Tor
Licenciador: Joe Kubert
Criado por: Joe Kubert, Norman Maurer

Lista de revistas com participação de Tor

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    One Million Years Ago (1953)  n° 1 - St. John Publishing Co.
  • Brasil
    Vida Juvenil Edição Especial  n° 1 - Vida Doméstica
Personagem que estrelava uma série de HQs que se passavam na pré-História. Criado em 1953, Tor é um solitário jovem homem das cavernas que vive aventuras num mundo selvagem, quando a Terra estava repleta de vulcões, trogloditas e até dinossauros (uma liberdade poética dos autores, já os grandes répteis não foram contemporâneos do Homem). A única companhia de Tor era seu fiel mico, Chee-Chee ("Chirra", na versão da Ebal).

O herói das cavernas apareceu pela primeira vez no gibi "One Million Years Ago" 1, de setembro de 1953, da St. John Publishing Company. A partir do segundo número o título da revista mudou para "Tor", e "One Million Years Ago" passou a ser apenas o subtítulo da capa, não constando mais no expediente da publicação. O gibi foi cancelado em 1954. O curioso é que, no Brasil, devido ao sucesso do personagem, foram produzidas novas histórias, desenhadas pelo brasileiro Gedeone Malagola, quando o material americano escasseou.

Em 1975 a editora DC publicou o personagem, convocando o mesmo desenhista, Joe Kubert, para fazer a arte. A seguir, a Marvel Comics publicou Tor, sob seu selo "Epic".

Atualmente, a família de Kubert é dona do personagem.

- Antônio Luiz Ribeiro

Tor



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 14/02/2010 15:15:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro