Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Jim Aparo



País de nascimento: Estados Unidos da América
24 de agosto de 1932
19 de julho de 2005

Lista de revistas com trabalhos de Jim Aparo
Veja lista detalhada dos trabalhos


Nascido em 1932, em New Britain, Connecticut, Jim Aparo começou sua carreira na publicidade e nos quadrinhos de jornais. Nestes últimos, fez sua estréia em 1963, com a tira “Stern Wheeler” (escrita por Ralph Kanna), publicada em um jornal de Hartford, Connecticut, por quase um ano.

Em 1966, Dick Giordano, então editor da Charlton Comics, contratou-o para os quadros da firma. O primeiro trabalho de Aparo para a Charlton foi a HQ de humor “Miss Bikini Luy”, publicada no gibi “Go-Go Comics”. Mas chamou a atenção mesmo foi com sua versão do “Fantasma” (de Lee Falk).

A partir de então trabalhou em diversos gêneros: westerns, espionagem ("James Bond"), ficção científica, terror.

Em 1968, Aparo foi contratado pela DC (para onde Giordano também fora), onde trabalhou em “Aquaman” e "Adventure Comics". Em 1971, foi designado para o n° 98 de “The Brave and the Bold”, gibi que apresentava Batman lutando lado a lado com um personagem convidado (no caso do n° 98, o Vingador Fantasma, herói que o artista estava familiarizado, já que o desenhava em sua própria revista). Murray Boltinoff, o editor de “The Brave and the Bold”, parece ter gostado do resultado, pois logo designou Aparo como o artista fixo da série (a partir do n° 100). Aparo continuou no título até a edição 200, sendo substituído por outros desenhistas apenas em algumas ocasiões. Também trabalhou com “Batman” na revista própria deste, sendo famoso o seu trabalho “Death in the Family” (A Morte de Robin).

Depois de ter andado por “Arqueiro Verde”, Aparo aposentou-se, aparecendo de vez em quando a fazer uma capa especial.



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Guia dos Quadrinhos
  • Adicionado por
    Guia dos Quadrinhos
    em 05/03/2007 00:00:00