Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Harold Knerr



País de nascimento: Alemanha
4 de setembro de 1882
8 de julho de 1949

Lista de revistas com trabalhos de Harold Knerr
Veja lista detalhada dos trabalhos


Harold Hering Knerr, filho de um médico alemão, imigrou para os EUA. Estudou na Philadelphia Art School e desenhou sua primeira tirinha em quadrinhos, "Zoo-Illogical Snapshots", para o jornal "Public Ledger", da Filadélfia. Em 1902 foi contratado pelo "Philadelphia Inquirer", onde criou tiras infantis como "Scary Willian", "Mr. George and his wife" e "The Fineheimer Twins", uma imitação dos famosos "Sobrinhos do Capitão", de Rudolph Dirks.

Em 1914 foi solicitado a Knerr substituir o próprio Dirks no “New York Journal” desenhando “Os Sobrinhos do Capitão”, depois que Dirks se desligou daquele diário. Knerr continuou “Os Sobrinhos” por 36 anos, trazendo humor e originalidade às tiras que não deixava nada a desejar para o original (ver http://lambiek.net/artists/k/knerr_hh.htm). Durante sua estada na série, introduziu novos personagens, como a professor pedante Miss Twiddle e a sobrinha desta, a doce Lena, além do garoto Rollo, do mercador Ginga Dun e do pirata Bloodshot.

Em 1926 Knerr criou a tira "Dinglehoofer und his dog", que girava em torno de um imigrante alemão de meia-idade: o hilário sr. Dinglehoofer do título ("Seu Pafúncio" na tradução dos gibis da Gráfica Novo Mundo que, a rigor, era o nome do patriaca de outra tira: "Pafúncio e Marocas").

No início dos anos 30, o nome da tira foi estendido para "Dinglehoofer und his dog Adolf". Mas, em 1936, com a chegada de Hitler ao poder na Alemanha, o cão Adolf foi cortado. Em seu lugar surgiu outro cachorro, o simpático e travesso Schnappsy, da raça dachshund-teckel (popularmente conhecida no Brasil como basset).

O adorável Schnappsy ("Fininho", no Brasil) acabou se tornando uma das figuras mais populares da série, a ponto da Novo Mundo batizar a historieta com seu nome.

Outro personagem da historieta era o garotinho orfão Taddy ("Chiquinho", no Brasil), que surgiu em 1934 e foi adotado por Seu Pafúncio. Completando o quadro, estava a cozinheira negra Lily, embora quase não aparecesse (www.guiadosquadrinhos.com/personbio.aspx?cod_per=15748).

Knerr morreu de ataque do coração, em 1949 (www.yodaslair.com/dumboozle/knerr/knerrdex.html).

* **http://www.yodaslair.com/dumboozle/knerr/knerrdex.html



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Erico Molero
  • Adicionado por
    Erico Molero
    em 30/01/2008 04:42:00