Vertigo: Além do Limiar


Lena (Beatriz)



Nome original: Lena
Licenciador: King Features Syndicate
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Harold Knerr

Lista de revistas com participação de Lena (Beatriz)

É aquela doce garotinha de uns oito anos que aparece nas historietas de “The Katzenjammer Kids” (a versão da King Features dos “Sobrinhos do Capitão”). Como os demais personagens da série, vive na colônia alemã das Ilhas Squee-Jee (Ilhas “Bongo-Bongo", na Gráfica Novo Mundo, de Estevão La Selva), o lar oficial dos “Sobrinhos”, na África Equatorial. A dieta da garotinha é à base de guloseimas (em especial pirulitos) e tem um macaco de estimação chamado Bozo (ou Choko).

Lena e sua tia, Dona Josefina (ou Miss Tuida, em algumas traduções), foram introduzidos na série em 22 de março de 1936, nas páginas dominicais. Lena começou como objeto de amor dos meninos Hans e Fritz. A idéia era motivar uma disputa entre os dois, mas a idéia foi abandonada dois meses depois porque aquela espécie de romance infantil não funcionava muito bem nas historietas típicas dos “Katzie”. A solução de Knerr: na dominical de 31 de maio de 1936 Lena perdeu sua beleza angelical e ganhou os traços mais caricatos que conhecemos.

No Brasil, a revista “O Guri” e a editora carioca Nova Leitura mantiveram o nome original da personagem, mas na Gráfica Novo Mundo Lena tinha o nome de “Beatriz”.

- Antônio Luiz Ribeiro

Lena (Beatriz)



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 23/06/2009 19:44:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro