Vertigo: Além do Limiar


Seu Pafúncio (Dinglehoofer)



Nome original: Dinglehoofer
Licenciador: King Features Syndicate
Criado por: Harold Knerr

Lista de revistas com participação de Seu Pafúncio (Dinglehoofer)

Personagem da HQ cômica "Dinglehoofer und his dog". Iniciada em 1926, a tira (e suas páginas dominicais), giravam em torno de um imigrante alemão de meia-idade: o hilário sr. Dinglehoofer do título ("Seu Pafúncio" na tradução dos gibis da Gráfica Novo Mundo que, a rigor, era o nome do patriaca de outra tira: "Pafúncio e Marocas").

No início dos anos 30, o nome da tira foi estendido para "Dinglehoofer und his dog Adolf". Mas, em 1936, com a chegada de Hitler ao poder na Alemanha, o cão Adolf foi cortado. Em seu lugar surgiu outro cachorro, o simpático e travesso Schnappsy, da raça dachshund-teckel (popularmente conhecida no Brasil como basset).

O adorável Schnappsy ("Fininho", no Brasil) acabou se tornando uma das figuras mais populares da série, a ponto da Novo Mundo batizar a historieta com seu nome.

Outro personagem da historieta era o garotinho orfão Taddy ("Chiquinho", no Brasil), que surgiu em 1934 e foi adotado por Seu Pafúncio. Completando o quadro, estava a cozinheira negra Lily, embora quase não aparecesse.

"Dinglehoofer und his dog" foi cancelado em 1951. (ALR)

Seu Pafúncio (Dinglehoofer)



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 22/11/2009 17:12:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro