Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Curt Swan



País de nascimento: Estados Unidos da América
17 de fevereiro de 1920
12 de junho de 1996

Lista de revistas com trabalhos de Curt Swan
Veja lista detalhada dos trabalhos


Começou nos quadrinhos em 1945, quando foi apresentado por France Herron ao editor Mort Weisinger, da National Periodical (DC Comics). Na editora, fez várias HQs, mas ficou mais conhecido por seu trabalho em “Superman”, a partir dos anos 50, inclusive algumas tiras de jornais (essas tiras de “Superman” desenhadas por Swan foram publicadas no Brasil no jornal “O Globo”, na década de 50).

De estilo extremamente realista, Swan teve vários arte-finalistas, mas talvez o melhor tenha sido Murphy Anderson, com quem formou uma memorável dobradinha em “Superman”. Os estilos dos dois casaram tão bem que eles assinavam suas histórias como “Swanderson”.

Além de “Superman”, Swan trabalhou nos “spin-offs” (desdobramentos) do famoso herói: “Superboy”, “Adventure Comics” (nas aventuras de “Superboy” e “Legião dos Super-Heróis”) e “World's Finest Comics” (revista que reunia “Superman” e “Batman” numa mesma aventura). Também empregou seu talentoso pincel em outros títulos da casa, como “Léo Futuro”, “Capitão Marvel”, “Star trek” (Jornada nas estrelas) e “Turma Titã”.

Como bem notou o autor do site Superscans, o estilo impecável de Curt Swan nunca o abandonou ao longo de seus mais de 50 anos de carreira. Ao contrário de alguns artistas que atingem seu ápice e depois decaem, o trabalho de Swan permaneceu consistente até o fim. Alguns podem reclamar que seu estilo era um tanto simples, se comparado a de outros artistas das décadas de 60 e 70 que introduziram um estilo mais explosivo à industria. Porém, para muitos leitores fiéis, Swan sempre será lembrado como um ícone da ilustração.

- Antônio Luiz Ribeiro



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • neckel
  • Adicionado por
    neckel
    em 14/03/2007 06:38:00