Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Witness



Nome original: Witness
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Stan Lee

(acima, o personagem desenhador por Paolo Rivera)

Super-herói obscuro da antiga Timely Productions (hoje Marvel). Trata-se de um detetive de Chicago que acidentalmente matou um homem inocente. Na prisão, sentindo-se culpado, tentou suicídio, mas uma voz misteriosa o convenceu a desistir da idéia e deu-lhe o poder extra-sensorial para prever (e tentar impedir) crimes.

O personagem apareceu pela primeira vez na revista "Mystic Comics" 3, com data de abril de dezembro 1941. Era escrito por Stan Lee (usando o pseudônimo ""S.T. Anley") e desenhado por um artista desconhecido. No ano seguinte, Lee lançou o Witness em revista própria. Mas, curiosamente, o Witness do novo gibi nada tinha a ver com o antigo. Desta vez, era um ser misterioso, encapotado, lembrando o "Sombra". Ele não atuava nas tramas, era apenas o apresentador das histórias, como o "Vingador Fantasma" da DC Comics. Alguns pesquisadores dizem que trata-se da mesma figura. Outros, que são personagens diferentes. Lee, por sua vez, nunca veio a público esclarecer a questão.

Em 2008, a editora Marvel ressuscitou o personagem na série "The Twelve". Na trama, Witness e outros heróis obscuros da Timely são capturados na Berlin de 1945. Os nazistas nocauteiam os heróis com gás e os botam em câmaras de criogenia, em estado de animação suspensa, para futuras experiências. Mas o edifício do laboratório é bombardeado logo em seguida por aliados e todos os nazistas responsáveis pelo plano morrem. As décadas passam e, no presente, trabalhadores de uma contrução acham o bunker e os doze heróis em hibernação são revividos. Witness e os outros 11 heróis ficam sob custódia dos militares americanos, que os hospedam numa mansão, onde recebem apoio médico e são reintroduzidos na sociedade.

- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 12/07/2009 14:59:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro