Vertigo: Além do Limiar


Vanguard



Nome: Nikolai Krylenko
Nome original: Vanguard
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Bill Mantlo, Keith Pollard

Lista de revistas com participação de Vanguard

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Iron Man (1968)  n° 109 - Marvel Comics
  • Brasil
    Superalmanaque do Homem-Aranha  n° 3 - Rge
Nikolai Krylenko é filho do físico soviético Sergei Krylov e um dos gêmeos que estavam entre os primeiros mutantes conhecidos nascidos na União Soviética. A esposa de Krylov morreu durante o parto em complicações decorrentes de sua exposição à radiação em um acidente no laboratório de seu marido em Khystym meses antes. Com a descoberta da existência de mutantes nos EUA, o governo soviético interrompeu sua política de deixar crianças mutantes morrerem e começou a treiná-las para o serviço do estado. Os filhos de Krylov foram sequestrados pela KGB para serem colocados em treinamento. Krylov foi informado de que seus filhos eram natimortos. Nikolai e sua irmã Laynia foram colocados sob os cuidados do Dr. Piotr Phobos, que os criou como alunos da Escola de Super-Soldados Soviéticos. Lá, manifestou seus poderes mutantes e recebeu o codinome Vanguard. No final de seu treinamento, Phobos deu a ele um conjunto de armas, uma foice e um martelo, símbolos da União Soviética com os quais concentrar seus poderes. Quando Phobos aprendeu a desviar a energia de seus alunos para desenvolver seus próprios poderes mutantes, ele fugiu da escola. Vanguard foi para o exército soviético, escondendo seus poderes sobre-humanos, para continuar seu treinamento.

Algum tempo depois, o governo soviético dispensou Vanguard do exército para aproveitar suas capacidades sobre-humanas. Ele se reuniu com sua irmã Laynia (que como Estrela Negra foi enviada em uma missão de espionagem na América) e os dois foram colocados sob comando do quarto Dinamo Escarlate. Os três foram colocados dentro de uma cápsula espacial e enviados à Lua para investigar um misterioso objeto extraterrestre descoberto lá. Na Lua, os três encontraram e enfrentaram o Homem de Ferro e o Valete de Copas que também estavam lá para investigar. Quando os americanos desapareceram dentro do objeto ,os aventureiros soviéticos foram ordenados por seus superiores a permanecer para manter o objeto sob vigilância. Dias depois, Homem de Ferro e Valete de Copas surgiram, seguidos por uma frota invasora de colonizadores rigelianos. Os soviéticos ajudaram os americanos a repelir a invasão, então retornaram à Terra a bordo de uma nave rigelliana.

Depois um interrogatório minucioso, os três foram acompanhados por Ursa Maior, um colega mutante de Vanguard na Escola de Super-Soldados Soviéticos. O governo tinha uma nova designação para a equipe. Sergei Krylov havia se tornado um mutante radioativo super-humano apelidado de Cranius. O Estado temia que ele se voltasse contra eles se soubesse que havia sido enganado sobre a morte de seus filhos. Consequentemente, o governo queria que Cranius fosse eliminado, porque seus filhos estavam entre os agentes soviéticos mais poderosos, apenas eles tinham uma chance de sucesso. Os Super-Soldados foram informados de que Cranius estava espalhando radiação tóxica ameaçando toda a Rússia e, portanto, deveria ser interrompido. Ao assumir a missão, eles descobriram que era seu antigo professor Phobos espalhando radiação, não seu pai. Eles também descobriram que Krylov era seu pai e o Estado tentou enganá-los, neutralizando Phobos. Vanguard, Estrela Negra e Ursa Maior expulsaram o Dínamo Escarlate de suas fileiras quando descobriram que ele era um agente da KGB e juraram nunca mais servir ao Estado sem questionar. Embora os Super-Soldados Soviéticos tenham realizado missões subsequentes a pedido do governo, eles o fizeram apenas quando a missão envolvia uma ameaça direta ao povo soviético.

Vanguard possui força humana normal, possui a habilidade mutante de repelir qualquer forma de energia direcionada a ele. Seu corpo é cercado por um campo de força natural que, redireciona toda a energia eletromagnética e cinética para uma determinada potência. As faixas críticas para repulsão parecem ser: energia eletromagnética de 15 a 800 elétron volts e energia cinética acima de 100 joules a 30 milhões de joules. Assim, se um feixe de laser atingir seu campo de força, ele será redirecionado em ângulos retos de sua direção de ataque. Mesmo a força concussiva de um soco será repelida com a mesma força. Embora o campo nunca desapareça totalmente, sua eficácia pode ser diminuída pela fadiga física de Vanguard repelindo a energia com menos força do que seu bombardeio.

Quando Vanguard cruza a foice e o martelo na frente de seu corpo, eles servem como uma "lente" eletrônica que pode focalizar e intensificar a repulsão da energia. Não se sabe o fator máximo pelo qual ele pode intensificar a energia. Vanguard também pode empregar esses implementos como armas práticas para lançar, cortar ou bater. Dentro do martelo há um computador de alta densidade que usa um giroscópio a laser para rastrear seu caminho de voo desde seu ponto de origem. Ativando esse mecanismo, Vanguard pode fazer o martelo retornar ao seu ponto de partida.

Fonte: The Official Handbook of the Marvel Universe Deluxe Edition 14 - 1987


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Guia dos Quadrinhos
  • Adicionado por
    Guia dos Quadrinhos
    em 05/03/2007 00:00:00