Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Treinador



Nome: Anthony "Tony" Masters
Nome original: Taskmaster
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: David Michelinie, George Pérez

Lista de revistas com participação de Treinador

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Avengers, The (1963)  n° 195 - Marvel Comics
  • Brasil
    Heróis da TV  n° 98 - Abril
Anthony Masters possui desde a infância uma habilidade raríssima conhecida como memória fotográfica motora, chamada por especialistas de “reflexos fotográficos”. Ele descobriu esse dom ainda criança, ao observar um cowboy realizando truques com laço — imediatamente conseguiu reproduzir cada movimento com perfeição.

Na adolescência, Tony usou essa capacidade para se destacar no esporte, especialmente no futebol. A princípio cogitou tornar-se um herói, mas logo percebeu que poderia lucrar muito mais como mercenário, passando então a vender seus serviços ao submundo do crime.

Desde então, dedica-se a estudar obsessivamente os movimentos de heróis e vilões, primeiro por meio de arquivos em vídeo que coleciona e, depois, em confrontos diretos. Ele já copiou os reflexos de dezenas de combatentes, demonstrando preferência por:

Demolidor + Homem-Aranha, quando enfrenta oponentes fisicamente superiores;

Capitão América + Justiceiro, quando lida com grupos fortemente armados.

Sua grande vantagem é a capacidade de combinar múltiplos estilos em um único movimento, tornando-se extremamente imprevisível e letal.

Em viagens pela Ásia, Masters aprendeu técnicas avançadas de respiração, meditação e controle corporal com mestres marciais, conseguindo reduzir drasticamente seus batimentos cardíacos e consumo de oxigênio por longos períodos. Esse treinamento foi motivado por sua aquafobia, resultado de um trauma de infância envolvendo quase afogamento. Nessas jornadas, também copiou a movimentação furtiva de ninjas. Apesar de seu domínio físico, ele sofre de lapsos de memória, um efeito colateral frequente de sua condição neurológica.

O Treinador carrega um vasto arsenal: espadas, escudos, bastões, arco e flecha, pistolas, lançadores de teia, garras, entre outros. Sua perícia com cada arma é fruto direto da duplicação das habilidades de inúmeros combatentes. Grande parte de seus ganhos é investida em pesquisa e aprimoramento tecnológico de seus equipamentos.

Além da mímica corporal, Masters também consegue reproduzir sons e vozes com perfeição, imitar assinaturas, dominar jogos de azar e assumir identidades falsas com extrema precisão. É um verdadeiro mestre do disfarce e demonstra ainda a capacidade de copiar estratégias de guerra psicológica, reconhecendo padrões de intimidação, blefe e manipulação emocional.

Em combate, o Treinador é praticamente completo. Já derrotou os Vingadores (sem a presença de Thor), venceu com facilidade o Homem-Aranha e até o Homem de Ferro. Ainda assim, já precisou fugir de adversários menos conhecidos quando não conseguiu prever seus movimentos — como ocorreu contra o androide Jocasta. Em outras ocasiões, chegou a ser capturado por agentes governamentais comuns. Sua eficiência depende diretamente do quanto ele já estudou seus inimigos: contra oponentes inéditos, pode ser surpreendido. Por isso, apesar da vantagem física, costuma evitar confrontos prolongados, preferindo atuar como instrutor ou apenas lutar quando está encurralado.

Reconhecendo seu talento, a S.H.I.E.L.D. chegou a utilizar seus serviços para treinar John F. Walker, o Super-Patriota, ensinando-o a manejar o escudo durante o período em que substituiu oficialmente o Capitão América.

Seus alunos também se tornaram ameaças reais. O Espião-Mestre II foi um de seus pupilos mais notórios — conquistando seu “diploma” ao enfrentar o Homem de Ferro dentro das Indústrias Stark.

Certa vez, ao ser caçado por três grandes máfias unidas para eliminá-lo, Masters revisou seus vídeos de referência em velocidade acelerada e descobriu que conseguia reproduzir técnicas em ritmo duplicado por alguns segundos. Esse feito lhe permitiu realizar proezas sobre-humanas, como aparar uma bala com as mãos. Contudo, por possuir um corpo humano normal, esse esforço extremo pode levá-lo à exaustão total, desmaios ou até fraturas graves.

Durante as lutas, o Treinador costuma agir como se estivesse em uma sala de aula, fazendo comentários técnicos, citando métodos mnemônicos e corrigindo mentalmente os movimentos de seus oponentes — como um verdadeiro professor em campo de batalha.

Com o dinheiro obtido no crime, fundou uma escola de combate para mercenários, voltada a organizações criminosas do mundo inteiro. A instituição opera sob diversas fachadas e já teve como cliente frequente ninguém menos que o Caveira Vermelha.

Uma minissérie mais recente reformulou sua origem: nela, Anthony Masters é retratado como um ex-agente da S.H.I.E.L.D. que, durante uma missão, aplicou em si um soro experimental de origem nazista. O procedimento lhe concedeu seus reflexos fotográficos, mas ao custo de grande parte de sua memória. Nessa versão, é dito que atualmente ele já possui os padrões de combate de praticamente todos os heróis conhecidos, tornando-o um dos combatentes mais perigosos do mundo.


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Guiller Ecar
  • Adicionado por
    Guiller Ecar
    em 21/03/2007 18:40:00