Busca avançada
Menu

Thor

Nome: Thor Odinson (Donald Blake/Jake Olson)
Nome original: Thor
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Jack Kirby, Stan Lee

Lista de revistas com participação de Thor

Thor surgiu pela primeira vez no gibi “Journey into Mistery” n° 83, de 1962 (com data de agosto, mas provavelmente vendido nas bancas americanas por volta de maio). Existem duas versões sobre a criação do herói. O desenhista Jack Kirby alegou que ele criou sozinho o personagem. Teria baseado seu visual num dos vikings do “Príncipe Valente”. (*)

De acordo com o argumentistam Stan Lee, porém, a idéia era usar um deus nórdico como super-herói era sua. Thor seria um humano que se transformava no poderoso protetor da justiça sempre que houvesse necessidade. Lee entregou a tarefa da concepção da HQ para Larry Lieber (roteiro) e Jack Kirby (desenhos). Na HQ de estréia, o pacato médico americano Don Blake, em férias na Noruega, encontra estranho cajado numa caverna local não explorada. Ao batê-lo com força numa rocha, o cajado se torna um martelo e ele automaticamente se transforma no personagem mitológico. Para reverter o processo, tudo que Thor precisa fazer é bater seu martelo numa superfície dura.

Com o passar dos meses, outras figuras nórdicas foram aparecendo na série: Odin, Fricka, Loki etc. Thor eventualmente visitou Asgard (o céu dos nórdicos, numa dimensão acima de Midgard, a Terra). Foi quando os leitores ficaram sabendo que por lá existem outros reinos, como a Terra dos Gigantes de Gelo e Valhalla, o lugar para onde vão os espíritos dos guerreiros que morrem em combate. Os nove mundos de Asgard são ligados pela Ponte do Arco-Íris. Mas a presença desses asgardianos causou um paradoxo: se Thor era na verdade o médico terrestre, onde estava o verdadeiro deus do trovão durante os anos que antecederam o bom doutor? Foi explicado então que, no decorrer de sua vida, em Asgard, Thor começou a ficar arrogante. Para punir o filho e lhe ensinar a virtude da humildade, Odin apagou sua memória e o enviou à Terra, onde ele foi transformado no médico manco. Sendo manco de uma perna e salvando muitas vidas como médico, o ex-viking aprendeu a lição.

Quanto ao martelo Mjolnir, foi explicado que se trata da mais fiel e potente arma possível e que foi Odin que o deu para seu filho. A arma é feita de um metal especial (fictício) chamado “uru”, forjado pelos anões de Asgard. Capaz de criar tempestades e furacões, gerar raios, abrir portais entre dimensões, desferir golpes poderosos, possibilitar que Thor voe, e os mais diversos encantamentos misteriosos. Mas sem ele o deus do trovão não está desprotegido, pois ainda conta com sua força descomunal e sua resistência. Isso sem contar os muitos séculos de experiências em batalhas.

Muitos são os aliados e amigos de nosso herói: sua amada, Lady Sif; o corajoso Balder; os três guerreiros Voltagg, Frandall e Hogun; Heindall; os Vingadores; Hércules, filho de Zeus; Trovejante; Bill Beta Raio e muitos outros.

Entre os inimigos podemos destacar: Loki; o Destruidor; Hela; e Encantor.

Thor também fez muito sucesso na TV. Em 1966 foi produzida uma série de 13 desenhos animados (cada um dividido em três capítulos), realizada pela canadense Grantray-Lawrence Animation. Esse desenho fez um enorme sucesso na época em que foi lançado, e serviu de “aperitivo” para o lançamento do personagem no Brasil, em quadrinhos (pela EBAL). Nos anos 80, tentou-se trazer o vingador louro de volta, sem sucesso. Em 1981 ele apareceu num episódio do desenho do Homem-Aranha, “Vengeance of Loki”, exibido pela NBC. Em 1988, a Universal tentou trazê-lo de volta para a TV, desta vez através de um filme do “Incrível Hulk”, com Eric Kramer no papel do guerreiro asgardiano. Infelizmente ficou só num piloto. Nos anos 90, a Marvel produziu vários desenhos animados sob o nome geral de “Marvel Action Hour”. Thor apareceu como convidado em pelo menos dois deles. Mais recente, o ator Chris Hemsworth encarnou o papel nos filmes “Thor” e “Vingadores” (2012).


Notas e fontes —
Antônio Luiz Ribeiro
Thor


Relate algum problema encontrado nesse personagem