3
Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Terry



Nome: Terence Lee
Nome original: Terry
Licenciador: Chicago Tribune
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Milton Caniff

Lista de revistas com participação de Terry

Trata-se do personagem-título da série “Terry e os Piratas” (1934). É um garoto americano que herdou do avô o mapa de uma mina localizada na China. Para ajudá-lo, ele conta com o aventureiro Pat Ryan e com um chinezinho de nome engraçado, George Webster Confucio (mais conhecido como Connie), que era cozinheiro do barco que transportava nossos heróis.

O curioso é que Terry foi envelhecendo junto com a série. E mudou também de locação. Entrou para a Força Aérea Americana e, em 1943, se tornou piloto na Guerra.

“Terry e os Piratas” estreiou em 22/10/1934, sob forma de tiras diárias (em preto e branco). E em 9 de dezembro daquele mesmo ano, surgiu a página dominical (em cores), que era publicado paralelamente com a tira diárias. Inicialmente, as diárias e as dominicais traziam histórias separadas, com aventuras independentes. Mas, a partir de 25 de agosto de 1936, as histórias passaram a ser ligadas, ou seja, a aventura em preto e branco publicada sábado continuava no domingo seguinte, em cores. Assim, por praticidade, todas as aventuras de “Terry e os Piratas” costumam ser listadas numa só numeração (1), como se fossem uma só série conjunta.

A criação de Milton Caniff rapidamente se tornou uma das historietas favoritas do público americano e originou, em 1940, o seriado "Terry and the Pirates" (“Terry e os Piratas”) com direção de Albert S. Rogell e com William Tracy como Terry, Jeff York como Pat, além de Joyce Bryant (Normandie Drake), Allen Jung (Connie) e Sheila Darcy (Dragon Lady). Em 1952 surgiu a série de TV, com John Baer como Terry, Gloria Saunders como Dragon Lady e Sandra Spence como Burma.

Caniff deixou “Terry” em 1946, após atritos com o “Chicago”. Sua última dominical (29/12/46), é uma das favoritas do autor: a emocionante despedida entre o herói e a bela Jane Allen no aeroporto. Depois disso, a HQ foi continuada por George Wunder.

- Antônio Luiz Ribeiro


(na ilustração, o personagem desenhado por Milton Caniff)

Notas e fontes —
Lista das tiras de “Terry”:
(1) http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Terry_and_the_Pirates_comic_strips
http://comicbookplus.com/?dlid=274

Terry



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 11/03/2008 01:28:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro