Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(57)
A
(2921)
B
(2630)
C
(3933)
D
(2797)
E
(1438)
F
(1430)
G
(2021)
H
(1546)
I
(791)
J
(2122)
K
(1287)
L
(1873)
M
(3745)
N
(1037)
O
(749)
P
(2514)
Q
(183)
R
(2197)
S
(3920)
T
(2639)
U
(304)
V
(915)
W
(510)
X
(281)
Y
(253)
Z
(606)
Tanque Mal-Assombrado
Nome original:
Haunted Tank
Licenciador:
DC Comics
País de origem:
Estados Unidos da América
Criado por:
Robert Kanigher
,
Russ Heath
Lista de revistas com participação de Tanque Mal-Assombrado
O Tanque Mal-Assombrado é o nome de uma série em quadrinhos de guerra da DC Comics, publicada na revista G.I. Combat, de 1961 até 1987, criada pelo editor e escritor Robert Kanigher e o artista Russ Heath, cuja estreia se deu em G.I. Combat #87 (maio de 1961).
As aventuras mostram o fantasma de um oficial confederado da Guerra Civil Americana, o general J.E.B. Stuart, enviado pelo espírito de Alexandre Magno para atuar como um guardião de dois homônimos, o tenente Jeb Stuart (chamado nas primeiras histórias de Jeb Stuart Smith) e o Tanque M3 Stuart, comandado por Jeb.
Na história que conta a origem dos personagens (G.I. Combat #114) é revelado que na primeira aparição do fantasma do general, Jeb era um sargento do Exército dos Estados Unidos o qual comandava o Tanque Stuart na Campanha dos Aliados no Norte da África. Jeb e seus homens eram amigos de infância os quais tinham sido voluntários para lutar na cavalaria quando a Segunda Guerra Mundial começou. A tripulação original do tanque tinha Jeb como o comandante; Arch Asher, como municiador; Rick Rawlins, como artilheiro e Slim Stryker, como piloto.
O fantasma do general inicialmente não cuidava dos homônimos, mas surgiu ao se impressionar com o espírito de luta de Jeb e de seus homens. Em honra do fantasma, Jeb instalou uma bandeira confederada em seu tanque. Jeb é o único que consegue ver e ouvir o fantasma do general. Seus companheiros acham que ele é louco mas continuam a seguir sua liderança e sua conhecida perícia em estratégia de combate - obtida ao ouvir do fantasma “pistas” dos eventos futuros -, a qual raramente falha nas missões.
O Tanque Mal-Assombrado lutou da África à Europa, com a tripulação a bordo de vários tanques M3. Quando o último dos M3 foi destruído, a tripulação recuperou peças de um “cemitério de tanques” e construíram eles próprios um novo tanque, apelidado de “Jigsaw Tank” (G.I. Combat #150).
Após uma desastrosa missão de resgate ao filho do oficial comandante General Norton de um campo de prisioneiros alemão (inspirado no incidente da Força-tarefa Baum), a tripulação do Tanque Mal-Assombrado se viu aprisionada atrás das linhas inimigas e passaram-se muitas edições da revista até que conseguissem voltar para seu campo. Nesse período, eles resgataram o soldado afro-americano Gus Gray, um fugitivo do mesmo campo de prisioneiros da missão (G.I. Combat #160). Pouco tempo depois, Arch morre em uma explosão provocada por um tanque alemão suicida (G.I. Combat #162) e Gus o substitui na tripulação.
Com a guerra já bastante adiantada, Slim também morre em ação e o veterano Bill Craig o substitui (G.I. Combat #244). O filho de Craig, Eddie, também se junta à tripulação poucas revistas depois (G.I. Combat #251), na posição de municiador e como segundo artilheiro em auxílio a Gus.
O Jigsaw Tank foi substituído por um Tanque M4 Sherman próximo do fim da Guerra. O fantasma do General William T. Sherman ajuda a tripulação uma vez, mas o General Stuart continua a vigiar a tripulação até o fim da Guerra. O último número da revista G.I. Combat foi o nº 288 (março de 1987). O Tanque Mal-Assombrado foi a segunda maior série da revista G.I. Combat. A primeira foi a do Sargento Rock. As histórias foram publicadas no Brasil pela editora EBAL.
Na revista Secret Origins #14 (1986), estrelada pelo Esquadrão Suicida, é revelado que Jeb Stuart foi promovido a general após a Guerra, mas os demais membros da tripulação não são mencionados. A aventura mostra que Stuart se tornou o padrinho de Rick Flag, cujo pai havia liderado uma versão do Esquadrão durante a Segunda Guerra Mundial. Rick Flag liderou uma segunda e uma terceira versão do Esquadrão, com Stuart e Amanda Waller responsáveis pela formação do terceiro Esquadrão durante os anos de 1980. O General Stuart aparece nas revistas Suicide Squad nºs. 49-50 (1991), requisitando o Esquadrão para resgatar o filho de Flag.
Membros (3)
General Jeb Stuart (James Ewell Brown Stuart)
Rick Rawlins
Tenente Jeb Stuart (Jeb Stuart Smith)
Relate algum problema encontrado nesse grupo
Adicionado por
Crane
em 26/03/2008 15:04:00
Editado por
Fabio Garcez
,
Antônio Luiz Ribeiro
,
anrnasc
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.