Vertigo: Além do Limiar


General Jeb Stuart



Nome: James Ewell Brown Stuart
Licenciador: Personagem Real
País de origem: Estados Unidos da América


Lista de revistas com participação de General Jeb Stuart

James Ewell Brown “JEB” Stuart [1833-1864] foi general do Exército dos Estados Confederados durante a Guerra Civil Americana. Stuart era um comandante de cavalaria conhecido por seu domínio do reconhecimento e o uso da cavalaria no apoio a operações ofensivas. Enquanto cultivava uma imagem de cavalheiro, seu trabalho sério fez dele os olhos e ouvidos de confiança de Robert E. Lee e inspirou o moral sulista. Stuart se formou em West Point em 1854 e serviu no Texas e no Kansas no Exército dos EUA. Stuart era um veterano dos conflitos de fronteira com os nativos americanos e da violência de Bleeding Kansas, e participou da captura de John Brown em Harpers Ferry.

Ele renunciou à sua comissão quando seu estado natal, a Virgínia, se separou para servir no Exército Confederado, primeiro sob Stonewall Jackson, no Vale de Shenandoah, e depois em comandos de cavalaria cada vez mais importantes do Exército da Virgínia do Norte, nos quais desempenhou papel em todas as campanhas até sua morte. A campanha mais famosa de Stuart, a de Gettysburg, foi falha quando sua longa separação do exército de Lee o deixou sem saber dos movimentos das tropas da União, de modo que Lee ficou surpreso e quase preso na Batalha de Gettysburg. Stuart recebeu críticas significativas da imprensa sulista, bem como dos proponentes do movimento Causa Perdida após a guerra.

Durante a Campanha Overland, de 1864, a cavalaria do Major General Philip Sheridan lançou uma ofensiva para derrotar Stuart, o qual foi mortalmente ferido na Batalha de Yellow Tavern. Em 1855, ele se casou com Flora Cooke, filha do “Pai da Cavalaria dos Estados Unidos”, Philip St. George Cooke. Em 11 de maio de 1864 ocorreu a Batalha de Yellow Tavern, em uma pousada abandonada localizada a seis milhas (9,7 km) ao norte de Richmond. Após receber um relatório de reconhecimento do Texas Jack Omohundro, Stuart liderou uma contra-investida e empurrou os soldados da União que avançavam para trás do topo da colina.

Stuart, a cavalo, gritou encorajamento na frente da Companhia K da 1ª Cavalaria da Virgínia enquanto disparava seu revólver contra soldados da União. Enquanto a 5ª Cavalaria de Michigan passava por Stuart, um soldado desmontado da União, John A. Huff, de 44 anos, virou-se e atirou nele. Stuart caiu nos braços do comandante da Companhia K, Gus W. Dorsey. Ele foi levado para Richmond para aguardar a chegada de Flora na casa do Dr. Charles Brewer, seu cunhado. Ele morreu às 19h38min do dia 12 de maio, aos 31 anos. Flora usou o preto do luto pelo resto da vida e nunca mais se casou.

NOS QUADRINHOS DA DC COMICS

O general também estrelou uma série em quadrinhos de guerra da DC Comics intitulada “O Tanque Mal-Assombrado”, publicada na revista de antologia “G.I. Combat” (1961-1987), criada por Robert Kanigher e desenhada por Russ Heath. As tramas traziam o fantasma de JEB Stuart, enviado pelo espírito de Alexandre Magno para atuar como um guardião de dois homônimos: o tenente Jeb Stuart e o Tanque M3 Stuart, comandado por Jeb. “O Tanque Mal-Assombrado” foi a segunda maior série da revista G.I. Combat. A primeira foi a do Sargento Rock. Ambas as histórias foram publicadas no Brasil pela EBAL.

FONTES:

https://en.wikipedia.org/wiki/J._E._B._Stuart

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tanque_Mal-Assombrado


Relate algum problema encontrado nesse personagem