Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Susie Tompkins



Nome original: Susie Tompkins
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Jerry Siegel, John Sikela

Lista de revistas com participação de Susie Tompkins

Na Ebal, chegou a ser chamada de “Rosamaria” em suas primeiras aparições (depois a editora carioca optou pelo nome original americano).

Susie estreou em abril de 1943 no gibi Action Comics n° 59, em uma história chamada Cinderella - A la Superman, na qual o pobre Clark Kent foi obrigado a bancar a babá da sobrinha de oito anos de Lois Lane.

Logo de cara ficou claro que além de ser uma espoleta a sobrinha de sua colega de trabalho era dotada de uma imaginação prodigiosa, imaginação essa que geralmente se traduzia em mentiras mirabolantes que quase sempre colocavam os adultos - e em especial o Superman - em situações complicadas.

No caso de Cinderella - A la Superman a personalidade da garotinha deixou o nosso herói de tal forma impressionado que, assim que foi tirar uma soneca o Último Filho de Krypton teve um estranho sonho, no qual ele reimaginava a história da Cinderela com Susie fazendo as vezes de Gata Borralheira e o Superman... Bem, o Superman simplesmente encarnava o "Fado-Madrinho".

Reencontraram-se em janeiro de 1944 na revista Action Comics n° 68, que trazia a aventura Superman meets Susie (Superman conhece Susie).

Mas eles não tinham se encontrado antes em Action Comics n° 59? Vejam, nos anos quarenta os artistas e editores de quadrinhos não davam a miníma para conceitos caros aos fãs de quadrinhos dos dias atuais, como continuidade e cronologia, e simplesmente descartaram Cinderella - A la Superman e definiram que Superman Meets Susie era de fato a primeira vez que os dois ficavam frente a frente.

E nesse "primeiro encontro" do Homem de Aço com a simpática e loroteira garotinha o nosso herói descobre que talvez uma história relatada por Susie sobre pescaria de baleias nas docas de Metrópolis seja verdade.

Em meados de 1946 Superman novamente teve que encarar o fato de que as lorotas de Susie talvez fossem verdade, já que a menina se aliou a ninguém mais ninguém menos que Mxyztplk, que fez o imenso "favor" de transformar em realidade todos os devaneios da sobrinha de Lois Lane na aventura The Mxyztplk-Susie Alliance (A Aliança Mxyztplk-Susie), publicada em Superman n° 40).

Depois de sua "aliança profana" com o duende da quinta dimensão Susie teve aparições esporádicas nos gibis do Superman, e a última história onde os dois se encontravam foi publicada em fevereiro de 1955 no gibi Superman n° 95, com o título Susie's Enchanted Isle (A Ilha Encantada de Susie).

Provavelmente Susie foi "botada para escanteio" porque nesse período Jimmy Olsen ("parceiro" do Homem de Aço e eterno foca do Planeta Diário) começou a ter bastante destaque (chegando inclusive a ganhar título próprio) e os artistas e editores da DC Comics decidiram que ele seria namorado da jovem Lucy Lane, a única irmã de Lois Lane.

Ora, se levarmos em consideração o moralismo típico dos anos cinqüenta seria meio estranho transformar um adolescente como Jimmy Olsen em padrastro de uma menina de oito anos, não acham? Mas, para falar a verdade, essa não foi de fato a "última aparição" de Susie Tompkins.

Em 1978 a DC Comics resolveu contar como foi o casamento entre o Superman da Terra-2 e Lois Lane na história Superman Takes a Wife (Superman se casa), publicada em Action Comics n° 484, e a adorável sobrinha da Srta. Lane estava lá, prestigiando a cerimônia.




Fonte:

http://gibicomics.blogspot.com/2008/10/curiosidade-010-superman-susie-tompkins.html

Susie Tompkins



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 29/08/2008 19:21:00