Vertigo: Além do Limiar


Susanne Dove



Licenciador: Daily Sketch


Lista de revistas com participação de Susanne Dove

Durante um bailinho no Boneyard Club, o jovem Tonker simplesmente desapareceu. Sua colega de dança, Chrissy Coker, tentou encontrá-lo, foi atropelada e quase morreu. No hospital, tudo lhe parecia um pesadelo. Nem a polícia conseguiu localizar seu parceiro de dança. Ao sair do leito, Chrissy foi procurar uma organização de detetives particulares chamada "Os Panteras", que descobre todo o mistério. O rapaz, que não era nenhum inocente, fora morto e enterado pela quadrilha de gangsters que se ocultava por trás do Boneyard Club.

Em 78 tiras diárias foi contada essa história, uma narrativa cheia de ação, boas personagens, bem escrita e bem desenhada. Era o primeiro episódio da série "The Seekers" ("Os Rastreadores", conhecida no Brasil como "Os Panteras" e em Portugal como "Os Buscadores"), uma historieta de tiras diárias lançada no jornal londrino "The Daily Sketch" em 2 de maio de 1966. E certamente espalhada depois por inúmeros jornais (e revistas) de vários países.

"Os Panteras" foi concebido após uma reunião entre o escritor Les Lilley e o desenhista John Burns. Ambos, de comum acordo, idealizaram a nova obra, uma história policial focalizando o trabalho de uma agência de detetives particulares especializados em encontrar pessoas desaparecidas. A agência era dirigida por Una Frost, uma mulher já madura e autoritária. Mas as figuras principais da historieta eram os detetives Suzanne Dove, uma atraente e esguia morena, e Jacob Benedick, seu parceiro. Eram eles que saíam às ruas à procura dos desaparecidos, eram eles que enfrentavam os perigos, que batiam, que apanhavam, que resolviam os casos. Una era o cérebro central, ficava dirigindo tudo do escritório. E era quem recebia os cheques, coisa que ela adorava sobremaneira.

A historieta tinha a pretensão de competir com "Modesty Blaise", um grande sucesso dos jornais ingleses. Burns acabou até mesmo moldando seu estilo ao de Jim Holdaway, inclusive no uso bastante acentuado de grandes manchas negras (uma espécie de contraste claro-escuro) e do "cross-hatching" (traços paralelos). Mas, na realidade, "Os Panteras" acabou não sendo um concorrente para "Modesty Blaise". Esta ainda está na ativa até hoje, enquanto que a historieta de Burns foi cancelada em 10 de maio de 1971. Mas a carreira curta de cinco anos não implica, de forma alguma, em qualquer má qualidade da obra. Pelo, contrário, "Os Panteras" foi uma das melhores historietas inglesas de tiras diárias. E em matéria de qualidade foi uma adversária digna de "M. Blaise".

Muitas vezes o que leva uma historieta ao cancelamento não é exatamente a sua má qualidade. Há vários fatores que influem demais nesse detalhe. "Os Panteras", por exemplo, era uma bela historieta, mas começou a sentir maus ventos soprarem em sua direção quando "The Daily Sketch" foi fechado.

De qualquer forma, nos sseus limitados cinco anos de existência, "Os Panteras" mostrou ser uma obra-prima da história em quadrinhos moderna do gênero policial. Tudo nela estava muito bem estruturado: personagens, tramas, diálogos, desenhos.

As histórias de "Os Panteras" estavam dentro do estilo tipicamente inglês e carregadas de um certo realismo, ironia e sordidez. O relacionamento entre Suzanne e Jacob nunca ficou bem esclarecido. Eram apenas amigos? Ou amantes em alguns momentos? É possível que os autores da historieta tenham mesmo propositalmente deixado tudo para ser interpretado pelos próprios leitores. Mas de qualquer forma havia, no relacionamento dos dois, muito mais do que nossos limitados olhos podiam ver. E era esse estranho companheirismo entre Suzanne e Jacob que dava um toque todo especial à série.

— de um texto de Luiz Antônio Sampaio publicado nos anos 80 (digitalizado e adaptado por Antônio Luiz Ribeiro)




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    em 08/11/2009 08:06:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro