Festival Guia dos Quadrinhos 2019 - 10 Anos


Les Lilley



País de nascimento: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
29 de novembro de 1924
18 de outubro de 1998

Lista de revistas com trabalhos de Les Lilley
Veja lista detalhada dos trabalhos


Roteirista e escritor, mais conhecido por sua HQ "Os Panteras", que fez em parceria com o desenhista John Burns.

"Os Panteras" foi concebido em 1966, após uma reunião entre Lilley e Burns. Ambos, de comum acordo, idealizaram a nova obra, uma história policial focalizando o trabalho de uma agência de detetives particulares especializados em encontrar pessoas desaparecidas. A agência era dirigida por Una Frost, uma mulher já madura e autoritária. Mas as figuras principais da historieta eram os detetives Suzanne Dove, uma atraente e esguia morena, e Jacob Benedick, seu parceiro. Eram eles que saíam às ruas à procura dos desaparecidos, eram eles que enfrentavam os perigos, que batiam, que apanhavam, que resolviam os casos. Una era o cérebro central, ficava dirigindo tudo do escritório. E era quem recebia os cheques, coisa que ela adorava sobremaneira. A agência tinha outros elementos ainda, como o velho Duffy (ex-presidiário que serve de motorista e auxiliar de todas as horas dos agentes), mas eram figuras coadjuvanes apenas.

A historieta tinha a pretensão de competir com "Modesty Blaise", um grande sucesso dos jornais ingleses. Mas, na realidade, "Os Panteras" acabou não sendo um concorrente para "Modesty Blaise". Esta ainda está na ativa até hoje, enquanto que a historieta de Lilley e Burns foi cancelada em 10 de maio de 1971. Mas a carreira curta de cinco anos não implica, de forma alguma, em qualquer má qualidade da obra. Pelo, contrário, "Os Panteras" foi uma das melhores historietas inglesas de tiras diárias. E em matéria de qualidade foi uma adversária digna de "M. Blaise".

Muitas vezes o que leva uma historieta ao cancelamento não é exatamente a sua má qualidade. Há vários fatores que influem demais nesse detalhe. "Os Panteras", por exemplo, era uma bela historieta, mas começou a sentir maus ventos soprarem em sua direção quando "The Daily Sketch" foi fechado.

De qualquer forma, nos sseus limitados cinco anos de existência, "Os Panteras" mostrou ser uma obra-prima da história em quadrinhos moderna do gênero policial. Tudo nela estava muito bem estruturado: personagens, tramas, diálogos, desenhos.

Les Lilley escreveu as13 primeiras histórias de "Os Panteras". E, após um episódio sem crédito a nenhum escritor, Philip Douglas assumiu como roteirista efetivo da historieta, embora houvesse ainda alguns momentos novamente sem nenhum crédito a escritor, ou então creditada a Dick O'Neil.

A melhor fase de "Os Panteras" provavelmente tenha sido a escrita por Les Lilley. Ele se mostrava mais habilidoso no seu mister do que seus colegas. Mas a queda de qualidade narrativa (se é que realmente houve) foi tão pequena, que em nada prejudicou o excelente padrão narrativo e visual de "Os Panteras".


— de um texto de Luiz Antônio Sampaio publicado nos anos 80 (digitalizado e adaptado por Antônio Luiz Ribeiro)




Personagens criados por Les Lilley (1)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 25/10/2009 17:34:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro