Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(57)
A
(2920)
B
(2628)
C
(3933)
D
(2797)
E
(1435)
F
(1430)
G
(2018)
H
(1546)
I
(791)
J
(2120)
K
(1284)
L
(1873)
M
(3741)
N
(1037)
O
(749)
P
(2513)
Q
(182)
R
(2195)
S
(3916)
T
(2636)
U
(304)
V
(916)
W
(509)
X
(281)
Y
(253)
Z
(606)
Steve Canyon
Nome:
Stevenson Burton Canyon
Nome original:
Steve Canyon
Licenciador:
Milton Caniff Estate
País de origem:
Estados Unidos da América
Criado por:
Milton Caniff
Lista de revistas com participação de Steve Canyon
Primeira aparição no:
País de origem
Brasil
Após criar o sucesso de “Terry e os piratas” para o Chicago Tribune, Milton Caniff resolveu sair da tira para criar um personagem de aventuras cujo “copyright” fosse seu. Assim, em 13 janeiro de 1947, lançou, em parceria com a Field Enterprises, seu “Steve Canyon”, uma “aviation strip” (aventuras aéreas), gênero muito popular na época.
Tanto as tiras diárias (em preto e branco) quanto as páginas dominicais (coloridas) do novo herói tiveram histórias interligadas. Caniff deu esse nome ao herói por ter um sabor de western. O rosto do herói lembra o ator Van Johnson e o físico privilegiado o de Burt Lancaster. Mas, curiosamente, nas primeiras tiras da série o protagonista não era visto: nelas, quem aparecia era a sua secretária, a oriental Feeta Feeta.
Na trama, Steve é proprietário de uma pequena empresa de aviação, a Horizons Ilimited, sempre auxiliado pela secretária. E é através de sua firma que o herói se envolve nas mais incríveis aventuras. Para auxiliá-lo nas missões, ele conta com um grupo de fiéis ex-combatentes: o co-piloto mulherengo Breck Nazaire; o mecânico careca Oily Reilly; o operador de rádio Mark “Two-Way” Touhey (“Mark Sem-Fio Touhey”, na versão da L&PM), sempre com seu bigodão; o navegador Beadeye Rugger; e o baixinho invocado Mudder McGee. Na segunda aventura (1947), juntou-se ao grupo o milionário baixinho Happy Easter.
Nos anos 50, Steve deixa a empresa para se alistar na Força Aérea como coronel, para combater o comunismo. Tudo muito bem desenhado por Caniff, cujo talento era reconhecido até por seus desafetos, como o comunista espanhol Ramon-Terenci Moix.
NA TV:
Em 1958 Steve Canyon virou série de TV pela NBC, com Dean Fredericks no papel principal. Fredericks era um ator acostumado com personagens de quadrinhos, pois naqueles mesmos anos 50 interpretou Kolu, o fiel auxiliar malaio de “Jim das Selvas” (Johnny Weismuller).
NO BRASIL:
Nos gibis de O Globo (pré-RGE) era chamado de “Ted Ciclone, o Aventureiro Audaz”. Já na revista “Vida Juvenil" foi chamado de “Dan Devil”. O jornal “Zero Hora”, de Porto Alegre, também publicou as aventuras de “Steve Canyon”.
- Antônio Luiz Ribeiro
Notas e fontes —
(acima, o personagem desenhado pelo genial Milton Caniff)
www.bigblogcomics.com/2010/10/steve-canyon-in-four-color.html
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Antônio Luiz Ribeiro
em 25/05/2008 21:54:00
Editado por
Antônio Luiz Ribeiro
,
Erico Molero
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*