Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(57)
A
(2918)
B
(2628)
C
(3932)
D
(2797)
E
(1435)
F
(1430)
G
(2018)
H
(1546)
I
(791)
J
(2120)
K
(1284)
L
(1873)
M
(3740)
N
(1037)
O
(748)
P
(2513)
Q
(182)
R
(2195)
S
(3915)
T
(2635)
U
(304)
V
(916)
W
(509)
X
(280)
Y
(253)
Z
(606)
Professor Ludovico
Nome:
Ludovico Von Pato
Nome original:
Ludwig Von Drake
Licenciador:
Walt Disney
País de origem:
Estados Unidos da América
Criado por:
Tony Strobl
Lista de revistas com participação de Professor Ludovico
Primeira aparição no:
Brasil
O Professor Ludovico Von Pato é um personagem de quadrinhos criado pela Walt Disney Company que surgiu originalmente nos quadrinhos como um tio de Pato Donald nas tiras de Al Taliaferro.
Um cientista e inventor com fascinação pelo saber, desde jovem Ludovico tenta obter vários diplomas, em qualquer ciência possível. Apesar de ser extremamente competente, é muito esquecido, projetando sinais de senilidade. Nos quadrinhos ele geralmente visita o Donald e seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho. Já chegou a competir com o Professor Pardal para verificarem quem era o melhor cientista.
Ele apareceu pela primeira vez no dia 24 de setembro de 1961, quando passou na televisão americana o primeiro show colorido de Walt Disney, chamado "An adventure in color", apresentado por Ludovico. A partir de 1962, ele começou a aparecer regularmente nas histórias em quadrinhos e nos livros produzidos pelos estúdios Disney. Paul Frees era o dublador original do Professor Ludovico até pouco antes de sua morte, em 1986, quando Walker Edminston o substituiu. Corey Burton também foi outro dublador. Todos estes no idioma original, em inglês.
A principal característica do Prof. Ludovico é que ele sabe tudo! Ou, pelo menos, sabe de tudo um pouco. Ele é arqueólogo, inventor, escritor, apresentador de televisão e sabe-se lá quantas coisas mais! Nem tudo, porém, o Prof. Ludovico faz corretamente. Pelo contrário, às vezes até se atrapalha muito. Suas invenções, por exemplo, são famosas por serem tão engenhosas e às vezes tão inúteis quanto as do Professor Pardal. Quando o Prof. Ludovico faz suas expedições arqueológicas ou viagens pelo mundo, o sábio sempre prefere a companhia dos três sobrinhos do Donald, cuja inteligência e vivacidade o ajudam muito durante as aventuras.
Ele também costuma ser convencido, pois não hesita em se exibir diante dos familiares quando quer demonstrar seus conhecimentos sobre um determinado assunto. O Professor Ludovico nasceu em Viena, na Áustria. Na história Professor Ludovico chega a Patópolis ele é apresentado como um parente da Família Pato vindo de Viena, Áustria, história esta que contou com os desenhos de Tony Strobl. Existe uma outra história de Strobl chamada O Perito Rural onde uma sequência de dois painéis de quadrinhos claramente o coloca como parente da Vovó Donalda.
Em outra história do Strobl chamada Barn Dance Doctor, ainda não publicada no Brasil, ela refere-se a ele como seu "primo urbanizado". Em Um Pombo-Correio Não Se Perde, mais uma história em quadrinhos clássica de Strobl, Donalda empresta sua pomba mais inteligente para seu primo Ludovico e o avisa para não deixar que nada de ruim aconteça com ela, sob pena de cortar relações com ele definitivamente, ao que ele responde (traduzido do texto original em inglês): "Ora! Você sabe que pode confiar em mim!", revelando uma relação de proximidade entre eles. Já em Mensagens Do Outro Mundo, Donalda fica preocupada com a saúde mental do professor e exclama carinhosamente "Você precisa de descanso, meu querido!".
Na história O Conto da Árvore, também desenhada por Strobl, há uma cena em que Donald vê os óculos do Professor Ludovico no chão e pensa neles como "os óculos do Tio Ludovico" (traduzido do texto original em inglês). Nessa mesma história, é revelado que Ludovico e Donald possuem antepassados em comum, inclusive um chamado Colombaldo, que quis provar que o mundo era plano.
Essa árvore genealógica provavelmente é a mesma do falecido marido da Vovó Donalda, Tomás Reco, avô paterno do Donald - utilizado pelo mesmo Strobl na clássica história O Direito às Tortas, tendo em vista que o tal Colombaldo possui em inglês o mesmo sobrenome de Tomás Reco: Duck. Dessa forma, pode-se concluir que talvez Tomás Reco e Ludovico von Pato sejam irmãos por parte de mãe, o que tornaria Donald sobrinho neto do professor austríaco. Nesse caso, tanto o pai quanto a mãe de Tomás Reco seriam descendentes do geógrafo Colombaldo.
Don Rosa criou sua própria explicação do porquê Ludovico é tio do Donald, qual seja: ele teria sido ou seria casado com Matilda Mac Patinhas, irmã do Tio Patinhas, e supostamente teria tido um filho com ela que seria, por sua vez, o pai desconhecido de Huguinho, Zezinho e Luisinho, mas ele não foi autorizado a colocá-lo como marido dela em sua "Árvore da Família Pato".
O fato é que não existe qualquer indício nem nas antigas tirinhas de Taliaferro e nem nas primeiras histórias em quadrinhos onde o Professor Ludovico aparece que sugira tal relação de parentesco entre ele e Patinhas, o que automaticamente torna insustentável a teoria de Don Rosa, caso se queira manter a consistência conferida ao personagem pelo cartunista que primeiro o desenhou nos gibis, Tony Strobl, o qual desenhou uma outra história chamada O Tesouro do Cuco em cujo final o Ludovico deixa claro que o que liga ele ao Patinhas é uma sólida amizade.
- Sidnei Dias
https://pt.wikipedia.org/wiki/Professor_Ludovico
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Claudio Jurischka
em 08/02/2008 16:31:00
Editado por
Sidnei Dias
,
Antônio Luiz Ribeiro
,
Emerson_Lima
,
pricardoam
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*