Tony Strobl



País de nascimento: Estados Unidos da América
12 de maio de 1915
29 de dezembro de 1991

Lista de revistas com trabalhos de Tony Strobl
Veja lista detalhada dos trabalhos


Anthony Joseph (Tony) Strobl (nascido em Cleveland, Ohio, EUA) foi um artista de quadrinhos norte americano e animador. Ele estudou na Cleveland School of Art de 1933 a 1937, com Jerry Siegel e Joe Shuster, os quais tiveram alguma ajuda de Strobl na criação do Superman. Após ter terminado seus estudos, Strobl ficou suficientemente impressionado com a animação Branca de Neve e os Sete Anões, para procurar um emprego nos Estúdios Walt Disney. Após uma recusa inicial, ele foi eventualmente contratado em 1938. Ele trabalho como animador em Fantasia, Dumbo e Pinóchio antes de deixar os estúdios para lutar na II Guerra Mundial. Retornou à animação após o fim da guerra, mas mudou-se para o campo dos quadrinhos, em então após uns poucos trabalhos como artista comercial, ele iniciou seus trabalhos, em 1947, para a Western Publishing (que publicava os quadrinhos Disney).

Na Western, ele ilustrava basicamente quadrinhos Disney, especialmente para o universo dos patos. Iniciando com uma historia do Bucky Bug para a Walt Disney’s Comics and Stories, número 100, em 1949, Strobl teve uma longa e expressiva produção de quadrinhos Disney. Ele fez quadrinhos para o mercado americano até 1968, e quadrinhos Disney para os mercados externos aos Estados Unidos a partir de 1963, até a sua aposentadoria, em 1987. Isto era para uma pouca conhecida unidade especial criada por Disney para prover material para os seus licenciados internacionais (muitos dos quais tinham títulos de publicação semanal e estavam rapidamente esgotando todo o material antigo publicado pela Western, que também havia reduzido sua produção em meados da década de 1960). Apesar de durante sua carreira Strobl ter primariamente ilustrado histórias escritas por outros, ele teve alguns trabalhos que foram escritos e ilustrados por ele. Strobl ilustrou algums histórias escritas por Carl Barks após sua aposentadoria em 1966. A mais significante delas foi “Xá Patinhas, Primeiro e Único” (“Uncle Scrooge” número 71).

Além de material Disney, Strobl ilustrou quadrinhos para vários outros personagens, como “Pernalonga” e “Picapau”.

Na série Hall of Fame, série de livros de capa dura dedicada aos maiores artistas dos patos (e ratos), publicada em Norueguês, Dinamarquês e Sueco, pela Editora Egmont, o volume 15 (2006) é dedicado ao trabalho de Strobl.


Notas e fontes
www.lambiek.net/artists/s/strobl_tony.htm
www.en.wikipedia.org/wiki/Tony_Strobl


Tony Strobl

Personagens criados por Tony Strobl (2)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • DiegoHH
  • Adicionado por
    DiegoHH
    em 24/04/2007 15:11:00