Vertigo: Além do Limiar


Pantera Negra



Nome: T'challa
Nome original: Black Panther
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Jack Kirby, Stan Lee

Lista de revistas com participação de Pantera Negra

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Fantastic Four (1961)  n° 52 - Marvel Comics
  • Brasil
    Homem de Ferro e Capitão América (Capitão Z)  n° 19 - Ebal
Pantera Negra é o uniforme cerimonial da nação africana de Wakanda.
Filho do rei T'Chaka, T'Challa quando era pequeno tomou uma poção feita com uma erva mágica em forma de coração, que, de acordo com uma antiga tradição, deve ser ingerida por todos os futuros reis de Wakanda em um ritual secreto. A poção desperta os poderes do "Espírito da Pantera": força e agilidade sobre-humanas e sentidos super-aguçados.
Antes de obter os poderes, T'Challa foi enviado pelos anciões de Wakanda para estudar todas as artes marciais e de guerra das tribos secretas da África e estudou nos melhores colégios (e universidades) da Europa e dos Estados Unidos, onde se formou como físico. Esta formação, por sinal, permitiu que ele no futuro criasse seu uniforme feito de Vibranium, um metal que absorve som e impacto e que é a principal fonte de renda de Wakanda, o "país mais rico e desenvolvido tecnologicamente de toda África do Norte".
T'Challa só assumiu seus poderes, porém, após a morte do pai, assassinado por um criminoso caçador de marfim que queria tomar os depósitos secretos de Vibranium de Wakanda (que, posteriormente, se tornou o Garra Sônica). Com muito esforço ele conseguiu destruir os planos do criminoso e expulsá-lo do reino. Para se tornar o Pantera e assumir o trono, ele teve que derrotar os seis mais poderosos lutadores do país num combate corpo a corpo. Depois, deveria e descobrir junto a eles os segredos da "erva coração". Depois de vencido o desafio, o herói trajou as vestes do Pantera Negra, totem do povo de Wakanda e foi coroado rei desenvolvendo completamente seus super-poderes. Sendo o mais recente numa longa linhagem de reis guerreiros marcados pela tradição, tribalismo e um profundo senso de honra.
Sob a liderança de Tchalla, Wakanda tornou-se uma das nações mais ricas e tecnologicamente avançadas do planeta. O país detém o único depósio mundial de vibranium, um metal extraterrestre capaz de absorver todas as vibrações sônicas.
Depois de conhecer o Capitão América, o Pantera foi convidado a tornar-se um dos integrantes dos Vingador . Interessado em estudar os métodos dos heróis americanos na luta ao crime, o cruzado felino deixou seu reino temporariamente e foi viver nos EUA.
Quando retornou a Wakanda, o monarca descobriu que um guerreiro nacionalista chamado Killmonger havia tomado o poder e desacreditado T'challa como rei e criado o caos em seu reino. Após recuperar o respeito de seu povo, o Pantera trabalhou para retirar o país do isolamento em relação ao resto do mundo e para que seu povo seja respeitado por outros países.
Agora, ele deve manter-se constantemente em alerta contra aqueles que, dentro e fora de Wakanda, desejam usurpar o trono e saquear suas riquezas. Como sempre T'challa deve lealdade em primeiro lugar a seus súditos, e é o bem-estar deles que motiva seus atos.
Astuta criatura da noite, o Pantera manipula eventos globais com aterradora tranquilidade e aparente isenção emocional, preocupado em manter-se um passo a adiante de seus adversários.
Ele é reservado e aparenta indiferença, para irritação e perplexidade de seus amigos e aliados super-heróis. Em virtude de suas responsabilidades como estadista, T'challa negou a si mesmo os prazeres mundanos que sua vasta riqueza lhe permitiriam - e a felicidade de um convívio com seu verdadeiro amor, a assistente social americana Mônica Lynne. Para proteger seu reino, preço algum é alto demais para o enigmático e imperturbável monarca.
Além de T'Challa e do vilão Killmonger, os principais personagens (no roteiro atual) são: Achebe, um padre megalomaníaco e extremamente perigoso que quer tomar o poder; Everett Ross, chefe de Estado designado pelo vingador e um de seus melhores amigos; os Hatut Zeraze (ou "Cães de Guerra"), uma milícia militar destituída pelo Pantera por ser muito violenta e que agora atua na clandestinidade; Monica Lynne, cantora de Jazz e ex-noiva do Pantera que constantemente volta a se envolver romanticamente com ele; Rainha Divine, uma ex-prometida do herói que traiu o reino e virou vilã; Lobo Branco, irmão adotivo do nosso cruzado que teve sérios conflitos com ele e atualmente não se sabe se é herói ou vilão e Zuri, um grandalhão feioso que ajuda o Pantera.


Relate algum problema encontrado nesse personagem