Vertigo: Além do Limiar


Pafúncio



Nome original: Jiggs
Licenciador: King Features Syndicate
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: George McManus

Lista de revistas com participação de Pafúncio

O hilário Pafúncio foi criado para os jornais americanos em 1913, dentro da série “Bringing Up Father”, publicada em forma de tiras em preto-e-branco. Trata-se de um imigrante irlandês que ficou milionário apostando em cavalos de corrida.

O curioso é que, no início, a personagem em destaque da série era a filha Nora, e é por isso que a historieta tem o nome de “Bringing up father” (que significa “Educando papai”), pois cabia à fina e sofisticada moça educar o pai ignorante e sua mãe, a feiosa Marocas. Mas a bela Nora acabou desaparecendo com o passar dos anos, ficando em destaque seus engraçados pais, a ponto da série ficar conhecida no Brasil de “Pafúncio e Marocas” (ou “Vida apertada”).

Apesar de rico, Pafúncio é rejeitado no “jet set”, por seu jeito novo-rico, boêmio e mulherengo, para desespero de sua "patroa", a feiosa, brega e ciumenta Marocas, que sonha em entrar na fina roda.

Outra HQ que seguia a mesma linha era “Kaximbown”. Só que em “Bringing Up Father” os homens tendem a ser desenhados com aspecto bestial, enquanto que as mulheres jovens são retratadas como belos bibelôs.

Para criar a HQ, o autor teria se inspirado em “The rising generation", comédia musical de William Gill e estrelada por Billy Barry, um humorista irlandês baixinho e gordinho que interpretava um personagem chamado Martin McShayne.

E Pafúncio foi ganhando cada vez mais popularidade. Em 1918 surgiu a página dominical colorida. 10 anos depois, um filme com J. Farrell MacDonald como Pafúncio. A partir de 1946, Joe Yule estrelou um longa que deu origem a quatro sequências: “Jiggs and Maggie in society” (“Pafúncio e Marocas na sociedade”, 1947), “Jiggs and Maggie in court” (“Pafúncio e Marocas na corte”, 1948), “Jiggs and Maggie in Jackpot Jitters” (1949), “Jiggs and Maggie out west” (1950).

A historieta durou 87 anos, sendo publicada até 28 de maio de 2000. No Brasil, a página dominical de “Bringing up father”, com a assinatura de McManus, foi publicada no jornal “Diário da Noite”, sem as cores, como “Vida apertada”. Ao que parece, a última tira de “Vida apertada” publicada no “Diário”foi em 1951. As tiras diárias (em preto-e-branco) também foram publicadas em diários brasileiros, como “O Globo” (que as publicou entre os anos 50 e 70).

- Antônio Luiz Ribeiro

Notas e fontes —
www.bricabrac.com.br/pafuncio_historia.htm

Pafúncio



Relate algum problema encontrado nesse personagem