George McManus



País de nascimento: Estados Unidos da América
23 de janeiro de 1884
22 de outubro de 1954

Lista de revistas com trabalhos de George McManus
Veja lista detalhada dos trabalhos


Desenhista americano, mais conhecido por seu personagens cômicos, o hilário casal “Pafúncio e Marocas”. Nascido em St. Louis, Missouri, filho de um diretor de teatro, McManus entrou no mundo dos quadrinhos por acaso. Na escola, durante uma aula, a professora o surpreendeu desenhando um personagem chamado “Sweeney”. Era o ano de 1899. Zangada, ela tomou o desenho e anexou um bilhete ao pai do menino: “Isto é o que seu garoto faz durante as aulas”. Ao invés de uma surra, o pai botou seu chapéu, vestiu seu casaco e levou os desenhos para o editor do jornal “The Republican”. No dia seguinte, o jovem George era o novo mensageiro daquele diário, ganhando $5 por semana. No “Republican”, conseguiu publicar sua primeira HQ, “Alma e Oliver”.

Em 1904, após juntar algum dinheiro, mudou-se para Nova York e empregou-se no “New York World”, onde criou, naquele mesmo ano, a série “The Newlyweds” (“Os recém-casados”). A historieta acabou chamando a atenção do concorrente “The New York American”, do grupo Hearst, que contratou McManus em 1912. No novo jornal, a HQ teve o nome mudado para “Their only child”.

Em 1913 criou a série “Bringing up father”, para os jornais americanos, em forma de tiras em preto e branco. Pafúncio um imigrante irlandês (os próprios pais de McManus eram irlandeses) que ficou milionário apostando em cavalos de corrida. Para criar a HQ, McManus teria se inspirado em “The rising generation", comédia musical estrelada por William Gill.

O curioso é que, quando envelheceu, George McManus ficou fisicamente parecido com o próprio Pafúncio, ao ponto do artista se fantasiar como sua criatura em 1952 (confira na foto acima).

- Antônio Luiz Ribeiro

Notas e fontes —
www.bricabrac.com.br/pafuncio_historia.htm



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • John  Castelhano
  • Adicionado por
    John Castelhano
    em 05/05/2007 09:18:00