Vertigo: Além do Limiar


Mulher-Gato



Nome: Selina Kyle
Nome original: Catwoman
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Bill Finger, Bob Kane

Lista de revistas com participação de Mulher-Gato

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Batman (1940)  n° 1 - DC Comics
  • Brasil
    Lobinho, O  n° 17 - Grande Consórcio Suplementos Nacionais
Inicialmente antagonista de Batman nas HQs, que passou de vilã para anti-heroína aliada, posteriormente para caso amoroso e finalmente "esposa" de Batman. Esta “femme fatale” não usava nenhum uniforme específico era chamada simplesmente de “The Cat” (A Gata), mas ficou conhecida mesmo pelo nome que adotou nas histórias posteriores. Logo depois, no n° 3, ela apareceu trajada com capa e com uma máscara de gato, cobrindo toda sua face. Dois anos depois, a rainha das ladras estreou um uniforme semelhante àquele do n° 3, mas todo preto. Em meados dos anos 40, seu visual se estabilizou com o histórico vestido roxo com verde, só mudado em 1967, com uma malha parecida com que a personagem usava na TV da época, só que verde (na televisão era preta). Dois anos depois, mais um uniforme (para quem perdeu a conta, já eram seis “looks” diferentes), desta vez azul com detalhes em vermelho. Nos anos 70, ela voltou a usar o antigo uniforme de meados dos anos 40.

Na série de TV “Batman”, foi interpretada por Julie Newmar (1966), geralmente considerada a melhor Mulher-Gato das telas, e Eartha Kitt (1967). No cinema foi vivida por Lee Meriwether (1966), Michelle Pfeiffer (1992), Halle Berry (2004) e Anne Hathaway (2012). ALR

A infância de Selina Kyle foi marcada por tragédias. Quando ainda era menina, sua mãe, Maria, cometeu suicídio e, pouco depois, seu pai, Brian, também violento, morreu vítima da bebida. Selina foi separada de sua irmã mais nova, Maggie, ao ser internada no Centro de Detenção Juvenil Sprang Hall, um lar estadual abusivo para meninas órfãs ou delinquentes. Eventualmente, ela conseguiu fugir do centro e tentou furtar carteiras em um parque de diversões nos arredores de Gotham City, mas falhou. Foi pega pelo dono do local, que lhe ofereceu um emprego no parque. Selina aceitou e logo aprendeu contorcionismo, ginástica, mágica e truques. Usando suas novas habilidades, Selina também aprimorou suas técnicas de furto. Quando o dono do parque morreu em um trágico acidente, Selina decidiu arriscar a sorte nas ruas de Gotham, sobrevivendo como uma ladra de rua.

Para se sustentar, Selina começou a se prostituir no East End. Ela cuidava de uma garota menor de idade chamada Holly Robinson enquanto trabalhava para seu cafetão abusivo, Stan. Após uma surra particularmente violenta de Stan, Selina desmaiou perto da Missão da Imaculada Virgem, um convento onde sua irmã Maggie trabalhava como freira. Ela foi levada para o hospital, onde recebeu a visita do Detetive George Flannery. Ele teve pena dela e falou sobre Ted Grant, um homem que poderia ensiná-la a lutar e se defender. Ela se encontrou com Ted e ele concordou em treiná-la. Selina conheceu Bruce Wayne pela primeira vez quando ele caminhava pelo East End e foi abordado por Holly. Ele rejeitou suas investidas e Stan repreendeu Holly, o que fez com que Bruce o atacasse. Temendo pela segurança de Holly, Selina se aproximou e lutou com Bruce, mas foi nocauteada. Mais tarde, ela voltou a falar com Ted e pediu que ele a treinasse no uso do chicote.

Uma noite, Selina foi acordada pela notícia de que o Batman estava sendo encurralado pela polícia no Parque Robinson. Ela e Holly decidiram verificar por si mesmas, e Selina viu em primeira mão o Batman escapando. Ver o Batman em ação deu a ela a ideia de que poderia se tornar uma criatura da noite como ele. Selina revidou a surra que Stan lhe deu e o deixou, levando Holly consigo e declarando que mudaria de profissão. Ela criou seu próprio traje, inspirado por seu amor por gatos, e começou a atuar como ladra de gatos: a Mulher-Gato. Em um de seus primeiros roubos, ela assaltou a casa do chefe da máfia Carmine Falcone e decidiu que, para se diferenciar, arranharia os rostos de suas vítimas, começando por Falcone. Foi ali que o Batman a viu em ação pela primeira vez e foi embora sem dizer uma palavra.

Como Mulher-Gato, ela visitou Maggie no convento e as duas irmãs discutiram. Depois que Selina saiu, Maggie foi sequestrada por Stan, que estava furioso com Selina por tê-lo desafiado. Stan contatou Selina e disse que estava com sua irmã. Ela o rastreou como Mulher-Gato e o encontrou segurando Maggie em uma saliência. A Mulher-Gato lutou com Stan e Maggie caiu. Stan perdeu o equilíbrio na luta e morreu na queda, enquanto Maggie foi resgatada pelo Batman antes de atingir o chão. Algum tempo depois, Holly foi espancada por um policial corrupto, Ethan Strunk, o que levou a Mulher-Gato a rastreá-lo. Quando ela atacou Strunk, foi impedida pelo Batman. Ele tentou convencê-la a deixar a polícia lidar com Strunk, mas a Mulher-Gato retrucou que a força policial corrupta de Gotham nunca permitiria que ele fosse levado à justiça. Ela beijou o Batman antes de feri-lo no peito, o que lhe permitiu fugir. Selina deixou Holly com Maggie para ser criada com ela em um convento. Selina comprou uma boate para obter renda extra, chamando-a de Tin Roof Club.


Relate algum problema encontrado nesse personagem