Festival Guia dos Quadrinhos 2018


Magneto



Nome: Max "Erik Magnus Lehnsherr" Eisenhardt
Nome original: Magneto
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Jack Kirby, Stan Lee

Lista de revistas com participação de Magneto

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Uncanny X-Men, The (1963)  n° 1 - Marvel Comics
  • Brasil
    Edições Gep  n° 1 - Gep
Ainda criança, Erik Magnus foi mandado com toda a sua família para o campo de concentração de Auschwitz, onde conheceu o inferno provocado por pessoas intolerantes. De onde só saiu com o final da Segunda Guerra Mundial, já adulto e como único sobrevivente de sua família do confinamento, só lhe restou uma única coisa boa, uma prisioneira chamada Magda que amou e se casou.

Os poderes de Erik não afloraram na puberdade, ao contrário da maioria dos mutantes, muito provavelmente por causa da desnutrição e das condições sub-humanas a que foi submetido.

Depois de ter ganho a liberdade, seu único desejo era levar uma vida próspera e plena, foi morar com sua esposa em uma pequena aldeia soviética na Ucrânia onde tiveram uma filha, Anya. Nesta época seus poderes magnéticos afloraram em público, os aldeões amedrontados com tal monstruosidade invadiram e atearam fogo em sua casa arrastando Magnus e sua esposa para fora, para serem linchados, ele sabia que sua filha estava no quarto e implorou para que seus algozes a retirassem antes que fosse tarde demais... mas eles nada ouviam e a única coisa que fizeram foi iniciar o linchamento de Erik. Mesmo sendo brutalmente espancado, Magnus tentou usar seus poderes para ajudar sua filha mas estes misteriosamente falharam, talvez por falta de prática, e sem nada poder fazer, Erik viu sua filha ser consumida pelas chamas. Ao ouvir os gritos de Anya os poderes de Erik se ativaram mais fortes do que nunca e ele matou a todos.

Amedrontada com o lado obscuro de seu marido, Magda fugiu abandonando Erik para sempre. Angustiado e solitário, Erik partiu para Israel e passou a trabalhar como voluntário em um hospital ajudando na recuperação de outros sobreviventes dos campos de concentração e sempre mantendo em segredo seus poderes mutantes. Nessa época ele passou a adotar para si o nome de Magnus, como se subconscientemente tentasse equilibrar a sua vida adotando o seu nome do meio, também nesta época ele conheceu Charles Xavier, que também trabalhava como voluntário e Gabrielle Haller, uma paciente e os três se tornaram grandes amigos.

Com o surgimento de movimentos antimutantes, Magnus se viu diante do terror de sua infância quando havia sido mandado para Auschwitz apenas por ser de origem cigana, terror este que ele havia jurado jamais deixar acontecer novamente e resolveu começar uma guerra contra o Homo sapiens afim de proteger o seu povo, o Homo superior. Foi então que seu amigo Charles, tomando conhecimento dos planos de Magnus, revelou também ser mutante e tentou remover o amigo daqueles ideais dizendo que a saída para ambas as espécies não era a guerra genética e a supremacia, mas sim o convivência pacífica, porém tais argumentos falharam e Magnus, assumindo o codinome de MAGNETO, partiu em sua cruzada de ódio, terrorismo e, as vezes, até mortes; jurando a Xavier que se este atravessasse o seu caminho ele não teria a menor clemência. Assim nasceu o pior inimigo dos X-Men.

No cinema, foi interpretado por Ian McKellen.



Relate algum problema encontrado nesse personagem