Vertigo: Além do Limiar


Lionel Luthor



Nome original: Lionel Luthor
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Jerry Siegel

Lista de revistas com participação de Lionel Luthor

Pai de Lex Luthor (o vilão das historietas de "Superman"), criado em 1961 (para a revista "Superman's Girl Friend, Lois Lane" 23). Houve basicamente três versões do personagem: pai de família, bêbado pobretão e milionário inescrupuloso.

Na versão original dos anos 60, o pai de Luthor é chamado de "Jules", que, envergonhado com a índole do filho, o expulsa de casa. Ele e a mulher são mortos num acidente automobilístico. Nos filmes para o cinema do Homem de Aço o pai de Lex não aparece, mas, aparentemente também expulsou o filho de casa, como nas HQs.

Porém, na primeira das duas partes do episódio "Know thine enemy" (1991), da série de TV "Superboy", o pai de Lex é transformado num homem violento. Esta nova versão está de acordo com as recentes histórias em quadrinhos de "Superman", onde o sr. Luthor foi transformado num bêbado violento, que maltratava o garoto. Em comum com o gibi original dos anos 60, está o fato de seus pais também morreram num acidente de automóvel (só que um novo detalhe foi acrescentado na nova versão: o carro foi sabotado pelo ardiloso e vingativo Lex).

Na série de TV "Smallville", onde é mostrada a juventude do herói e de Lex (interpretado por Michael Rosenbaum), o velho ganhou um novo nome, Lionel, e era um milionário (John Glover) que vivia um relacionamento ambiguo com o herdeiro.

- Antônio Luiz Ribeiro





Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 26/11/2008 14:56:00